Fábio Novo defende projeto que cria Rota das Cachoeiras do Piauí

por Iury Aragão publicado 16/03/2023 13h20, última modificação 20/03/2023 11h17
Estruturação do patrimônio natural para o ecoturismo é um dos objetivos da matéria
Fábio Novo defende projeto que cria Rota das Cachoeiras do Piauí

Foto:Tiago Amaral/Ascom Alepi

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quinta-feira (16), o deputado Fábio Novo (PT) utilizou a tribuna para defender o seu Projeto de Lei Ordinária (PLO) 13/2023. A matéria cria a Rota das Cachoeiras do estado integrando mais de 15 cidades com o objetivo de valorizar e utilizar de forma sustentável o patrimônio natural piauiense por meio do ecoturismo.


O foco da criação da rota, segundo o deputado, é integrar as experiências nas cachoeiras com gastronomia, cultura, artesanato e outras atividades que possam ser realizadas nesses locais. Além disso, deve-se buscar a melhoria na infraestrutura de receptivo de visitantes nesses patrimônios naturais.

 

Além das possibilidades para o turismo, Fábio Novo falou que a apresentação das cachoeiras para outros estados do Brasil muda a visão que os brasileiros têm do Piauí. “Quando a gente dizia que no período das chuvas tínhamos cachoeiras temporárias, e temos, inclusive, algumas que são perenes, muita gente não acreditava. Porque a visão que se tem do estado do Piauí é que é um estado seco”, afirmou o líder do Governo.


O deputado acrescentou que o projeto foi construído depois de ele visitar mais de 30 cachoeiras por todo o estado. Cidades como União, Castelo do Piauí e Batalha fizeram parte do roteiro de Fábio Novo. Ele lembrou que o Governo do Estado chegou até a fazer um guia sobre esses patrimônios piauienses, mas pontuou que o desafio é avançar, inicialmente, na infraestrutura.


Entusiasta da iniciativa apresentada por Fábio Novo, o deputado Francisco Limma (PT) destacou parte da região norte do estado que começa nas cidades de José de Freitas e Campo Maior e chega a Piracuruca e Luzilândia. Por fazerem parte da área que mais chove no Piauí, esses municípios possuem muitas cachoeiras, lagoas e rios com potencial turístico. A sugestão de Francisco Limma é que haja a realização de atividades nesses mananciais entre os meses de janeiro e julho em ações integradas que formariam dois circuitos ligando Teresina a Parnaíba.


As ideias foram recebidas com entusiasmo por Fábio Novo, pedindo que Francisco Limma subscrevesse o PLO 13/2023. Essa solicitação foi acatada sob elogios, os quais foram repetidos pelo deputado Evaldo Gomes (Solidariedade).

 

AUDIOVISUAL - O deputado Fábio Novo fez uso dos dois minutos na sessão plenária para falar sobre o documentário piauiense "Num se pode", selecionado para a terceira edição do festival internacional de Tampa, cidade localizada no estado da Flórida, Estados Unidos. O documentário de 75 minutos é dirigido pela cineasta piauiense Márcia Araújo e retrata pessoas LGBTQIA + dos anos 1980 até 2000. 

 

O parlamentar também relembrou outras importantes obras piauienses. "Destaco aqui o documentário sobre a vida de Torquato Neto, que circulou o Brasil inteiro e ganhou 10 prêmios em nível nacional. Destaco o documentário feito sobre a vida da arqueóloga Niède Guidon, selecionado pra abrir o Festival Internacional de Documentários em São Paulo. Tivemos recentemente o lançamento de um documentário sobre a vida de Esperança Garcia, do cineasta piauiense Douglas Machado. Considero um momento histórico para o nosso audiovisual. É o Piauí saindo dos seus muros, fazendo bonito no seu audiovisual", frisou Fábio Novo.

 

Nícolas Barbosa – Edição: Iury Parente