Evaldo Gomes pede diálogo responsável e salutar sobre crise nos transportes
O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) defendeu, nesta quarta-feira (8), que deve haver um debate responsável e salutar visando encontrar uma solução para a crise no sistema de transporte de ônibus de Teresina. Ele disse, no espaço destinado aos pequenos avisos da sessão plenária desta manhã, que a crise ocorreu devido a uma falha grave em mudanças implementadas no sistema em anos anteriores.
Evaldo Gomes afirmou que as mudanças não deram resultado satisfatório porque foram feitas como uma imitação do sistema de transporte existente em Curitiba, capital do Paraná, e o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) não teve condições de levar adiante o que estava no projeto adotado em gestões anteriores. “O resultado é que antes nós tínhamos 500 ônibus circulando e agora são apenas 150”, assinalou.
O deputado do Solidariedade disse que é a favor de um debate sem acirramentos, sem críticas infundadas e com a participação da Prefeitura, da Câmara Municipal e dos parlamentares estaduais. Ele disse ainda que é inconstitucional a convocação pela Assembleia Legislativa do superintendente municipal de Transportes para tratar a questão.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Franzé Silva (PT), concordou com Evaldo Gomes e declarou que já esteve com o presidente da Câmara Municipal, vereador Enzo Samuel (PDT), quando lhe disse que os deputados querem participar dos debates sobre o sistema de transporte coletivo. Franzé Silva pediu que o prefeito Dr. Pessoa e o seu líder na Câmara aprendam a ouvir críticas construtivas, porque elas buscam sempre a melhoria das políticas públicas em benefício da população.
AGRADECIMENTOS – Franzé Silva agradeceu ainda, na sessão plenária desta quarta-feira, ao superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) no Piauí, José Ribamar Bastos, por ter mandado colocar sinalização na estrada que liga Teresina a Picos, na localidade Estaca Zero, atendendo requerimento de sua autoria.
Franzé Silva afirmou que apresentou o requerimento com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito que vinham ocorrendo na Estaca Zero.
J. Barros – Edição: Iury Parente