Escritor pernambucano, Marcelino Freire, será homenageado pela Alepi
O autor da honraria é o deputado Francisco Limma (PT), para reconhecer a relevância e importância na educação piauiense.
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), realizará sessão solene, nesta quinta-feira (7), no Plenário Waldemar Macêdo, a partidas das 9 horas da manhã, para entregar o título de cidadão piauiense ao escritor pernambucano, Marcelino Freire. O autor da honraria é o deputado Francisco Limma (PT), para reconhecer a relevância e importância na educação piauiense.
Francisco Limma relatou um pouco da trajetória do homenageado, como escritor literário, dando destaque às diversas obras e premiações entre elas, os dois primeiros livros publicados de forma independente: ÁcRústico, de 1995 e EroOdito, de 1998. Em 2000, publica o livro de contos Á ngu de Songue.
Marcelino Freire é o autor das obras Contos Negreiros com o qual foi vencedor do Prêmio Jabuti, livro também publicado na Argentina, e no México, o romance Nossos Ossos (Prêmio Machado de Assis), também publicado em Portugal, na Argentina e na França.
O deputado disse ainda que o escritor estaca-se como um dos mais importantes escritores da Literária, evento que celebra e divulga nossas manifestações artísticas mais genuínas. “Ressalta-se ser um grande divulgador e incentivador das manifestações culturais do Piauí, no sudeste do país," pontuou.
Marcelino Freire inseriu o Piauí no circuito cultural do Brasil desde 2012, sempre convidando escritores e artistas piauienses a participarem da Balada Literária em várias partes do país. Marcou presença constante nas feiras literárias do estado, a exemplo do Salipi (Salão do Livro do Piauí) e do Salipa (Salão do Livro de Parnaíba). Constantemente para ministrar oficinas literárias em escolas públicas e particulares de Teresina.
Amparo Oliveira Edição: Katya D'Angelles