Entidades médicas buscam de melhorias na saúde em reunião na Alepi
O deputado estadual Dr. Gil Carlos (PT) recebeu na manhã desta quarta-feira (01), ao lado do presidente da Assembleia Legislativa deputado Franzé Silva (PT), representantes do Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI), Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Conselho Regional de Medicina (CRM); Associação Médica do Piauí e a Academia de Medicina Piauiense. Na pauta, melhorias na saúde pública do Estado e a implementação de um projeto que estimula a descentralização dos profissionais médicos da capital.
“Os representantes das entidades médicas trouxeram uma pauta muito importante para o Sistema Único de Saúde. E o primeiro ponto que temos que destacar é que o Governo do Estado já tem defendido e trabalhado pela descentralização do atendimento médico especializado de média e alta complexidade nas quatro macrorregiões do Estado. Mas também precisamos lembrar da importância do concurso público para o suprimento das vagas desse sistema de atendimento e de fixar esses médicos nos 224 municípios do Piauí”, explicou o deputado Gil Carlos.
“Além da realização de concursos, também discutimos sobre um projeto que estimula a descentralização dos profissionais médicos da capital através de uma Gratificação de Estímulo à Interiorização (GEI). Dentro dessas perspectivas, vamos reunir a Frente Parlamentar da Saúde, que é composta pelos nove deputados médicos, para levantar esta pauta junto ao Governador Rafael Fonteles”, acrescentou o parlamentar.
Gil Carlos lembrou ainda o quanto o governador Rafael Fonteles é sensível às causas da saúde. “Vamos construir uma pauta em comum para que, de fato, venha melhorar e qualificar o atendimento na saúde pública do nosso estado”, finalizou o deputado Gil Carlos.
Ascom Parlamentar - Edição; Katya D'Angelles