Embrapa é homenageada na Assembleia Legislativa

por Iury Aragão publicado 10/05/2023 15h05, última modificação 10/05/2023 16h45
Sessão solene celebrou os 50 anos de criação da empresa

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, na manhã desta quarta-feira (10), homenagem ao cinquentenário de criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O requerimento é de autoria do deputado Dr. Vinícius (PT), que elogiou o trabalho desenvolvido pela empresa pública no Piauí.

 

Dr. Vinícius disse que é uma honra poder celebrar os 50 anos da Embrapa. “Ela tem desempenhado um papel fundamental na transformação da agropecuária do nosso país. Nesta data lembramos da relevância da empresa para o Piauí, por meio da Unidade Meio Norte, na geração de novos conhecimentos e tecnologias”, destacou.

 

“A agropecuária não é apenas sobre a produção de alimentos, é sobre nutrir comunidades, construir economias, fortalecer nossa sociedade e proteger o meio ambiente”, declarou o deputado. Ele destacou também as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa, como com o feijão-caupi, a flora apícola e projetos com alimentos biofortificados.

 

O secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, aproveitou a oportunidade para parabenizar todos que fazem parte da Embrapa, que estão no dia a dia fazendo suas pesquisas e colaborando com o nosso país.“ Estou aqui dando esse apoio a essa instituição que tenho certeza que, além de parceira do Piauí, terá muito mais frutos a apresentar”, disse.

 

O chefe da Embrapa Meio Norte, Anísio Ferreira Lima Neto, saudou todos os componentes da mesa e disse que a Embrapa é uma empresa de estado, que ela não pertence a governo e nem a partido, ela pertence à ciência. “Através da ciência devemos buscar a solução dos problemas da sociedade, essa é a nossa missão, nosso legado. Para isso, precisamos estar próximos ao parlamento e ao executivo”, declarou.

 

Anísio Neto destacou que, ao longo desses 50 anos, a primeira conquista era dominar o cerrado e, atrelado a isso, veio a tropicalização da agricultura onde se conseguiu produzir em um solo ácido e pobre. “Os 50 anos chegando e veio criação de outros projetos, como o da galinha canela preta, a tropicalização da soja e o domínio da fruticultura tropical”, destacou.

 

O evento contou com a presença de deputados, de autoridades do Governo do Piauí, de representantes das universidades públicas piauienses, de produtores rurais, de gestores das pastas ligadas à agricultura e à pecuária, do presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos (APICCOVI), entre outras autoridades.

 

 

Liuce Reis – Edição: Iury Parente