A Assembleia Legislativa do Piauí realizou na manhã de hoje (14), no Plenário Deputado Waldemar Macedo, sessão solene para entrega do título de cidadão piauiense a Joaquim Olegário de Barros Almeida, natural do Rio de Janeiro - RJ . A sessão foi aberta pelo deputado Wilson Brandão (PP) e em seguida passada ao proponente da honraria o deputado estadual, Hélio Rodrigues (PT).
O parlamentar em seu discurso disse que Olegário Almeida construiu uma bela família no Estado do Piauí e é muito merecedor receber essa homenagem. Agradeceu por tantos serviços prestados ao Estado do Piauí. “A Assembleia Legislativa tem muito prazer em homenagear você pelos “Como trajetória profissional em nossas terras, na recém criada Telepisa exerceu as funções de Chefe de Divisão, Chefe de Departamento, Diretor Técnico Operacional, Diretor Econômico Financeiro e até Presidente”, afirmou.
Joaquim Olegário agradeceu a homenagem, disse que se sente muito honrado em receber esse título de cidadania, já que já se sente piauiense há muito tempo. Foi acolhido no Piauí com muito amor pela família de sua esposa. “ O Piauí nos acolheu e nos proporcionou, como esperávamos, um terreno fértil para, na prática, exercitarmos e, principalmente, transformar os nossos conhecimentos acadêmicos e conhecimentos práticos. A evolução das telecomunicações não foi somente quantitativa, mas, principalmente, qualitativa”, destacou.
O homenageado disse ainda que a evolução tecnológica foi espantosa e a equipe da Telepisa, da qual teve orgulho de fazer parte, foi responsável pela introdução de descarga de grave distância, a transformação de telefonia e telecomunicações, ampliando muitos serviços que eram apenas bons.
Wilson Brandão disse que ele tem uma bela história com o estado do Piauí, como engenheiro, , como diretor da Telepisa. “Eu já deputado estadual, convivi você na presidência da Cepisa e também em tantas outras ocasiões, juntos palmilhamos este Piauí, inaugurando a expansão de energia elétrica quando você era presidente daquela empresa.Na nossa família, onde você foi acolhido aqui no Piauí, estive aqui com seu pai, com sua mãe por várias vezes, então essa história que nos aproximou e a forma como você conduzia a sua vida pessoal, a sua vida pública, retilínea, com caráter ilibado, sempre olhando para o que fosse melhor para o Piauí”, ressaltou.
Fizeram parte da mesa de honra, Olímpio José, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Juiz Thiago Brandão de Almeida, Marina Brandão, esposa do homenageado, Juiz Teófilo Rodrigues Ferreira Ricardo Moura Marinho, Defensor Público e Chefe de Gabinete da Defensoria Pública-Geral do Piauí , o ex-Deputado Maurício Ribeiro Belo e o desembargador Álvaro Brandão.
IMAGENS DA SOLENIDADE
Liuce Santos/ Edição: Katya D’Angelles