Em Brasília, presidente da Alepi defende solução hídrica para o Piauí

por Katya D'Angelles publicado 29/10/2024 16h15, última modificação 29/10/2024 16h15
Obra do Canal do Sertão acabará com carro-pipa, afirma Franzé
Em Brasília,  presidente da Alepi defende solução hídrica para o Piauí

Fotos: Malu Souza/Unale

Na manhã desta terça-feira (29), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), participou de uma audiência no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional com o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Serra Seca Vieira.

 

A principal pauta do encontro foi tratar sobre o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEAS) do Canal de Integração da Bacia do Rio São Francisco com as Bacias dos Rios Piauí e Canindé (Canal de Integração do Sertão Piauiense).

 

“Nós estamos em Brasília para tratar da questão hídrica, que hoje o Piauí reclama. Nós tivemos a transposição do rio São Francisco, atendendo a dois eixos, e no projeto original o eixo que atenderá à bacia do rio Piauí e Canindé foi esquecido. Então, nós estamos juntando esforços com a bancada federal e Senado, para que isso possa ser trazido para o projeto e que venha a beneficiar toda uma região que, hoje, carece de abastecimento de água. Queremos tirar de cena o carro-pipa”, explica Franzé.

 

Os estudos serão realizados pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e o objetivo é integrar a bacia do rio São Francisco com a bacia hidrográfica dos rios Piauí e Canindé, no Piauí. O projeto prevê a ligação do Reservatório de Sobradinho, na Bahia, aos rios piauienses.

 

Os rios Canindé e Piauí formam a maior bacia hidrográfica do Estado, abrangendo 89 municípios nas áreas semiáridas do Piauí, com populações em condições socioeconômicas baixas, onde a escassez hídrica é um dos grandes fatores que dificultam o desenvolvimento local. Com a obra, é estimado que aproximadamente um milhão de pessoas serão beneficiadas.

 

“Agradeço à participação de toda a bancada nesse projeto para que a gente possa levar ao Piauí o benefício que, hoje, já chega ao Rio Grande do Norte, ao Ceará e Pernambuco. O Piauí precisa e cobra a inclusão desse eixo que beneficiará pessoas, animais e o desenvolvimento econômico da região”, finaliza Franzé.

 

A agenda contou com o senador do Piauí, Marcelo Castro (MDB); o líder da Bancada Federal do Piauí, deputado federal Florentino Neto (PT); o deputado federal Castro Neto (PSD); e o deputado estadual B. Sá (PP).

 

Apoio federal

 

Ainda durante a manhã, o presidente da Alepi, Franzé Silva, e o deputado estadual B. Sá se reuniram com o deputado federal Júlio Arcoverde (PP). O parlamentar é presidente da Comissão Mista de Orçamento e dará apoio para dar celeridade ao Estudo.

 

Com informações e imagens de Malu Souza / ASCOM Unale