Eleições e chegada da LOA 2025 marcam semana na Alepi

por Katya D'Angelles publicado 11/10/2024 12h11, última modificação 11/10/2024 12h11
Reorganização administrativa e viagem do governador também foram tratadas

 

Passadas as eleições municipais, os resultados das urnas do último domingo (6), estiveram entre os principais assuntos da semana na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Os deputados fizeram reflexões que envolveram questões partidárias, financiamento de campanha e o próprio papel do Parlamento na sociedade piauiense.

 

 

PESQUISAS - O deputado Henrique Pires (MDB), por exemplo, quer começar a debater as pesquisas eleitorais. Ele citou o caso de Canto do Buriti para criticar o trabalho feito por alguns institutos e apresentou requerimento para a realização de uma audiência pública que deve tratar do assunto. Francisco Limma (PT) acrescentou que o financiamento público das campanhas precisa ser rediscutido.

 



VITORIOSOS DE 2024  - Os parlamentares também usaram seus discursos para parabenizar os vitoriosos e elogiar mesmo os candidatos que perderam a eleição. Vanessa Tapety (MDB) celebrou as conquistas de correligionários em Oeiras e José de Freitas e Gustavo Neiva (Progressistas) em Teresina e Porto Alegre do Piauí. Evaldo Gomes (Solidariedade), além de reconhecer os vencedores, também elogiou a deputada Simone Pereira (MDB) que vai assumir cadeira definitiva na Alepi.

 

PLENÁRIO 08102024  (22).jpg


REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA - Na mesma terça-feira, o presidente Franzé Silva (PT) iniciou uma reorganização administrativa na Casa. Ele apresentou dados da evolução da transparência do Legislativo piauiense e disse que vai buscar avançar nesse quesito. Ainda nessa sessão plenária, foi lido o projeto da Lei Orçamentária Anual 2025 (LOA). Os deputados agora se debruçam sobre o orçamento dentro das comissões técnicas.



PLENÁRIO 08102024  (2).jpg

IMPOSTOS E SOCIAL
- Projetos e Indicativos de Projeto de Lei foram aprovados na Alepi ao longo da semana. A Casa vai enviar ao governo do estado a iniciativa de Dr. Thales (Progressistas) que prevê a isenção de ICMS para taxistas comprarem pneus. Vanessa Tapety teve duas proposições que vão seguir o mesmo rito: a que fornece gratuitamente leite para crianças pobres que tenham intolerância à lactose e a que obriga o estado a garantir exames de colonoscopia e endoscopia para idosos.

 

HOMENAGEM - A Alepi também aprovou o título de cidadania do Padre Fábio Melo, projeto de Marden Menezes (Progressistas). Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram a viagem do governador Rafael Fonteles para missões na Coreia do Sul e na China.

 

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles