Educação é tema central de projetos dos Parlamentares do Futuro
Na próxima segunda-feira (26), os Parlamentares do Futuro chegam à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para vivenciar três dias como deputados estaduais. Alguns projetos de lei de autoria deles, que serão discutidos e votados, têm a educação como tema principal, inclusive o Partido da Educação foi um dos criados por eles no processo eleitoral que vivenciaram.
Amparar o estudante é um dos focos dos projetos que serão discutidos. Um exemplo é a proposta de João Vitor Araújo, que defende a instituição de auxílio no valor de R$ 400,00 aos estudantes universitários residentes no Piauí que tenham renda inferior a um salário mínimo. O objetivo da proposta é assegurar condições para que os jovens de baixa renda possam concluir seus estudos.
A Parlamentar do Futuro Izamara Isabela elaborou projeto de lei que aborda quatro temas. Ela busca maior disponibilização de internet nas escolas, ensino básico de informática, valorização de “expressões literárias piauienses” e a realização de campeonatos de futsal entre estudantes das cidades vizinhas. “Essas iniciativas são essenciais para promover um ambiente educacional mais inclusivo, dinâmico e enriquecedor, contribuindo, assim, para desenvolvimento educacional e social dos alunos”, afirma.
ACESSIBILIDADE
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) recebeu atenção do Parlamentar do Futuro Marcos Antônio, que propõe uma política estadual de formação básica. Pelo projeto de lei, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deverá oferecer capacitação contínua aos docentes, discentes e ao corpo administrativo. “Professores e professoras capacitadas e materiais e metodologias adequados às suas deficiências possibilitam as mesmas condições e oportunidades de aprendizagem dos alunos que ouvem bem aos alunos com deficiências auditivas”, justifica.
Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles