Durante sessão, nos pequenos avisos deputados destacam temas da saúde e segurança

por Katya D'Angelles publicado 07/07/2022 16h50, última modificação 07/07/2022 18h06
Saúde e impostos foram os principais temas nos discursos e pequenos avisos

Na sessão plenária desta terça-feira (05) da Assembleia Legislativa do Estado, dois deputados ocuparam a tribuna para falar, durante o tempo destinado aos pequenos avisos, sobre saúde e segurança pública. O primeiro a se pronunciar foi o deputado Gustavo Neiva (PP), que agradeceu aos demais parlamentares a aprovação de requerimento de sua autoria que solicita informações sobre ofício enviado pelo Governo do Estado à Prefeitura de Nossa Senhora dos Remédios solicitando a devolução de veículos cedidos ao município.

O parlamentar questionou a motivação do ofício, visto que um dos carros é usado para transporte de pacientes renais crônicos. Já o deputado Warton Lacerda (PT) se pronunciou, apresentando requerimento verbal solicitando que a Polícia Militar do Estado realize uma investigação sobre a possível existência de uma milícia que está ameaçando pessoas na cidade de Altos.

Serviços de saúde e ICMS são destacados por parlamentar

A ampliação do Hospital Regional de Floriano e a manutenção dos serviços no Hospital da Santa Maria da Codipi foram cobrados pela deputada Teresa Britto (PV). Ela anunciou que vai acompanhar a ampliação e reforma do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, cuja ordem de serviço foi assinada no final de semana em solenidade naquela cidade para a qual ela não foi convidada, apesar de lutar por melhorias para a casa de saúde desde 2019, participando de fiscalizações e reuniões com servidores e diretores.

 

Ela também protestou contra a transformação do Hospital da Santa Maria da Codipi em hospital de referência para internação dos pacientes da Covid-19 e disse que vai convidar o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, para explicar porque vai deixar a população de toda aquela região sem atendimento, após tantos anos de luta para terem serviços de saúde mais próximo de suas casas. Por fim, a deputada disse ser a favor da redução do ICMS dos combustíveis e disse achar que o governo deve tomar essa medida o mais rápido possível, sendo que votará a favor no caso da matéria depender de aprovação legislativa.

Redução do ICMS é destaque no grande expediente   

A mobilização "ordeira e civilizada" para "obrigar o Estado a cumprir sua obrigação" foi o terma central do discurso do deputado  Gustavo Neiva (Progressistas) , durante o grande expediente da sessão plenária desta terça-feira (05).  O parlamentar referia-se à redução da alíquota do ICMS para 18% anunciada pelo Governo do Estado, o que, segundo ele, já deveria ter ocorrido, em virtude da Lei federal nº 194/22 (que limita a aplicação de alíquotas de ICMS), sancionada no dia 23 de junho.


Em seu discurso, o deputado destacou a atação da bancada da oposição na Assembleia Legislativa que protocolou uma denúncia contra a governadora Regina Sousa (PT) por improbidade administrativa junto ao Ministério Público Federal e uma denúncia por crime de responsabilidade junto à própria Assembleia. "A lei precisa ser obedecida. Tem que ser observada", pontuou o deputado.

Cristal Sá  e Durvalino Leal / Edição Katya D'Angelles