Dr. Vinícius destaca aniversário do Hospital Infantil Lucídio Portela
O aniversário de 37 anos do Hospital Infantil Lucídio Portela foi tema de discurso do deputado Dr. Vinícius, ex-diretor da instituição, na sessão plenária desta quinta-feira (16) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O parlamentar destacou que, embora o estado tenha investido na saúde pediátrica, ainda é preciso avançar na política de desospitalização infantil.
"Temos hoje crianças que estão há oito anos morando lá com a mãe. Essa família tem um tratamento digno a seu filho, mas está sendo despedaçada por conta de internação prolongada. Temos lá crianças que precisam e têm condições de ter internação domiciliar, mas a gente precisa avançar no nosso estado nessa política de desospitalização, que não é uma política barata, mas é humana", frisou.
Dr. Vinícius destacou os investimentos feitos nos últimos anos. "Hoje o Piauí não tem mais fila para UTI pediátrica. Tem pra UTI neonatal, tem pra UTI adulta, mas não há mais fila pra leitos de UTI pediátrica. Mostrou-se que, se o estado colocar investimento no lugar certo e capacitar seus servidores, consegue resolver graves problemas históricos. Mas o aniversário do Hospital Infantil nos remete à importância da atenção básica, porque lá, naquele hospital, a gente trata das crianças com sequelas neurológicas e ortopédicas, quase todas as vezes causadas por um pré-natal mal conduzido ou ausência de pré-natal", disse.
O parlamentar encerrou o discurso fazendo um apelo para que cada deputado dedique esforços não só pelo Hospital Lucídio Portela, mas também pelo fortalecimento da rede municipal de assistência à criança e ao adolescente.
EMBRAPA - O deputado Dr. Vinícius apresentou requerimento para a realização de uma sessão solene, no dia 13 de abril, em homenagem aos 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além disso, apresentou requerimento solicitando informações à Secretaria Estadual de Administração sobre o atual Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Auditores de Saúde do Piauí.
Cristal Sá - Edição: Iury Parente