Dr. Vinícius destaca a importância do app Piauí Primeira Infância
O deputado Dr. Vinícius (PT) falou na manhã de hoje (11), durante a sessão, na Assembleia Legislativa do Piauí sobre o aplicativo que permite monitorar ações voltadas à primeira infância, uma importante ferramenta para garantir o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos.
O aplicativo Piauí Primeira Infância reúne dados da população dessa faixa etária, permitindo o monitoramento das ações executadas pelo poder público no cuidado ao público infantil. Lagoa do Piauí foi a cidade escolhida para desenvolver a experiência inicial de uso da plataforma tecnológica. De acordo com as pesquisas, a população de 0 a 6 anos no território piauiense compreende 305.948 pessoas, o que corresponde a 9,35% do total da população, índice superior ao do Brasil (8,92%).
“A gente tem um grande desafio a ser vencido, que é o pré- natal realmente feito dentro dos padrões internacionais. Quer dizer, se a gestante tiver diabetes de difícil controle, ela tem acompanhamento com especialista, com endócrino”, afirmou Dr. Vinícius.
O parlamentar destacou que todas as gestantes do município serão cadastrados. As gestantes receberão um alarme caso elas não compareçam no dia do agendamento pré- natal. Esse programa vai estar interligado com o programa de saúde digital para poder já ter o agendamento imediato da consulta com os especialistas.
Dr. Vinícius ressaltou que talvez muitos não saibam, mas 92% das causas de morte materna infantil, são evitáveis. As principais causas são hipertensão e infecção urinária, duas causas totalmente tratáveis. “E é nesse esforço que o governo tem feito, a implantação e o programa de saúde digital, disponibilizando os 224 municípios, salas de atendimento com especialidades, colocando esse novo aplicativo, um super aplicativo que vai ter cartão de vacinas, controle do peso dessa criança e a segurança alimentar”, destacou.
O deputado finalizou sua fala dizendo que queria deixar registrado que o programa vai começar pelo município de Lagoa do Piauí, que a prefeitura eleita, que é enfermeira, prefeita Camila Barbosa, compreende a necessidade.” Então, a gente não tem dúvidas que será muito bem utilizado, que vai ter uma resposta efetiva nos primeiros 120 dias para poder a gente usar isso como modelo para os 224 municípios”, afirmou.
Liuce santos/ Edição: Katya D’Angelles