Dr. Marcus Vinícius Kalume busca instituir o Dia Estadual sobre Fissura Labiopalatina

por Katya D'Angelles publicado 03/10/2023 15h38, última modificação 03/10/2023 15h38
O parlamentar ainda apresentou projeto de lei para que mulheres vítimas de violência doméstica tenham prioridade para atendimento no Instituto Médico Legal

O deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) apresentou projeto de lei à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) que institui o Dia Estadual de Educação, Orientação e Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina e Lábio Leporino. A proposta foi lida durante a sessão plenária desta terça-feira (3) da Casa legislativa.

“Essa patologia é muito comum e recorrente em nossa comunidade. Falo isso em relação a Floriano. Temos diversos casos e esses pacientes, muitas vezes, são de família de baixa renda, com pouca condição financeira. Sabemos que essa patologia causa não apenas um comprometimento na sua constituição facial, mas também estrutural. Dificuldade em deglutição, fonética e muitas vezes motivo de preconceito por conta de terceiros”, disse o parlamentar.

O deputado apresentou, ainda, outro projeto de lei. Desta vez visando que mulheres vítimas de violência doméstica familiar e vítima de estupro de vulneráveis tenham prioridade para atendimento e emissão de laudo pelo Instituto Médico Legal (IML).

FESTEJOS - Em discurso nos dois minutos da sessão plenária, o deputado Ziza Carvalho (MDB) elogiou os festejos de São Miguel Arcanjo, do município de São Miguel do Tapuio, que reúne cavalgada, missa e festa dos vaqueiros. "Cada vez mais prestigiada, uma festa religiosa e cultural realmente muito bonita. Quero parabenizar a todos os organizadores, em nome do prefeito Pompilim", disse.

O deputado também parabenizou o prefeito João Arilson pelos festejos de Lagoa de São Francisco, pela "belíssima novena, com missa campal e festa"; e destacou a visita que fez ao município de Juazeiro, junto com a liderança Dr. Ezequiel, e ao município de Jatobá, com a liderança Anderson.

ROTEIRO DA FÉ - Hélio Isaías (PT), através de projeto de lei, busca incluir os municípios de São Raimundo Nonato e Piripiri no Roteiro da Fé. “Cidades do sudeste e norte do estado onde são realizadas, respectivamente, os festejos de São Raimundo Nonato, no mês de agosto, [...] e de Nossa Senhora dos Remédios”, explicou.

RODOVIAS – O Plenário da Alepi aprovou pedido de Ziza Carvalho (MDB) ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para que seja construída uma lombada na comunidade São Domingos, que fica localizada na BR-402, entre os municípios de Luis Correia e Cajueiro da Praia. E, de Dr. Thales Coelho (PP), foi votada favoravelmente a cobrança para que o DER retome a construção de rodovia estadual que liga a cidade de Picos a Santa Cruz do Piauí.

REQUERIMENTOS APROVADOS

O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), teve aprovada solicitação de realização de audiência pública para debater a necessidade de trâmite urgente do projeto de lei relativo à lei orgânica do Conselho Penitenciário do Piauí. Ele também requereu envio de voto de pesar pelo falecimento de Elza Gondim Machado.

O deputado B. Sá (PP) apresentou cobrança para que o Governador do Estado e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reformem o Centro de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá, na cidade de Oeiras. O parlamentar disse que na última quinta-feira (30) professores e alunos foram às ruas exigir melhorias na estrutura da escola, como a construção de um ginásio.

Gessivaldo Isaías (Republicanos) teve aprovada moção de louvor ao deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) pela proposição da PEC 05/23, que detalha novas condições de imunidade às Instituições Religiosas. Seu segundo requerimento aprovado foi para a realização de palestra sobre o Direito dos Idosos, a ser proferida por Sérgio Mona Ribeiro, presidente da Comissão de Defesa do Direito dos Idosos da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC).

Iury Parente / Cristal Sá – Edição: katya D’Angelles