Dr. Hélio comemora investimentos e obras em andamento no litoral piauiense
O deputado estadual Dr. Helio (MDB) comemorou investimentos e obras que estão sendo feitos no litoral piauiense. Destacou, na sessão plenária desta terça-feira (26) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a ampliação de serviços oncológicos em Parnaíba, a obras da adutora do litoral e o asfaltamento de vias em Luís Correia.
O parlamentar comunicou que enviara emenda de R$ 500 mil para o Hospital e Maternidade Marques Basto, em Parnaíba e que está havendo esforço para que no litoral piauiense haja tratamento completo na área oncológica, melhorando o atendimento aos moradores da região e ajudando o Hospital São Marcos, em Teresina, que está sobrecarregado. “Já é feito cirurgia oncológica, quimioterapia e a maternidade está trabalhando firmemente para implantar a radioterapia. Com isso, nós poderemos fazer tratamento de câncer mais próximo de onde se mora, com a família. Também facilitará o acesso, porque as pessoas têm dificuldade no deslocamento, é caro”, argumenta.
Sobre a adutora do litoral, Dr. Helio disse que a obra irá beneficiar várias comunidades de Luís Correia que não tinham acesso a água potável. “É um desafio a universalização do acesso à água e ao saneamento. Isso é saúde, é investimento em qualidade de vida”, afirmou.
O parlamentar acrescentou que a adutora vai destravar muitos investimentos para o litoral, que estão aguardando apenas o seu funcionamento pleno. “Vai dinamizar nossa economia, vai dar uma estruturação turística melhor e vai gerar muitos empregos no setor do turismo”, disse.
Outra obra do governo do Estado na região litorânea é o asfaltamento de 40 mil m² das vias de Luís Correia. “Era uma necessidade. Muitas ruas, em conseqüência do período chuvoso, estão bastante desgastadas. É uma obra em uma cidade turística, que recepciona muitas pessoas praticamente durante o ano todo”, contou.
Emergência em Saúde Pública
Dr. Helio aproveitou seu espaço na sessão plenária para parabenizar a governadora do Estado, Regina Sousa (PT), por não ter seguido a decisão do Ministério da Saúde de declarar o fim da Emergência em Saúde Pública, causada pela pandemia da Covid-19. “Ainda não chegamos a esse momento. Estamos trabalhando, tomando essas medidas importantes para minimizar a propagação do vírus e, muito brevemente, teremos condição de maior segurança para toda a população”, disse.
Consultas e hemodiálise
A deputada estadual Teresa Britto (PV) disse, durante os pequenos avisos na sessão plenária desta terça-feira da Alepi, que esteve em Audiência Pública com o Ministério Público (MP) para debater a demanda reprimida de consultas e exames na rede pública municipal de saúde. “Nós estamos acompanhando esse problema que tem aqui no Estado do Piauí e vamos continuar cobrando para que se tenha realmente solução. A parceria do Estado, da Secretaria Estadual de Saúde, com a Secretaria Municipal de Teresina é imprescindível para termos resolutividade”, afirmou.
Teresa Britto também destacou que cidadãos de São Raimundo Nonato tinham que se deslocar a Floriano, 277 km distantes, para realizar hemodiálise. A parlamentar disse que desde 2019 cobra para que a região da Serra da Capivara tenha esse tratamento. “A informação é que uma empresa privada já preparou todo o local e vai ser feito o convênio com ela. Mas ainda estão com problema de regulação por causa da água. E eu disse que poderíamos usar água mineral. Se há problema por causa da água, podemos usar água mineral. Nós temos é que atender bem os pacientes”, comentou.
Iury Parente - Edição: Katya D'Angelles