Deputado lamenta situação de Parnaíba em atenção básica à saúde
O deputado Dr. Hélio (MDB) denunciou hoje (14), durante o tempo destinado aos dois minutos na sessão da Assembleia Legislativa, que o município de Parnaíba, está ocupando a 221ª posição nos indicadores de Atenção Básica da Saúde do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Por conta disso, os Postos de Saúde da Família não estão funcionando, além das Unidades Básicas de Saúde não prestarem atendimento às gestantes, crianças, idosos, os programas de vacinação não funcionarem e o acesso aos exames serem negados.
“Por causa disso está havendo uma superlotação no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). O hospital não está conseguindo atender a demanda, que, por obrigação, seria do município. E olhe que Parnaíba é a segunda maior cidade do Estado, tem o segundo maior orçamento dentre todas as prefeituras. Isso é muito grave e as pessoas tem que cobrar, tem que se manifestar. Em Parnaíba tem festa todo dia, mas gestão de saúde não existe”, afirmou.
PSICÓLOGOS – O deputado Fábio Novo (PT) agradeceu aos seus colegas a aprovação por unanimidade do seu Indicativo de Projeto de Lei fixando em 30 horas semanais a jornada de trabalho dos profissionais de psicologia. Ele disse que já conversou com a governadora Regina Sousa e ela se mostrou simpática à questão.
“São mais de quatro mil profissionais no Piauí. Peço aqui ao presidente (Themístocles Filho) que encaminhe o mais rápido possível ao gabinete da governadora. É uma categoria essencial nesse período de pandemia, de pós-pandemia. Temos relatos de que piorou muito a saúde mental das pessoas e são os psicólogos que ajudam a cuidar”, frisou.
A deputada Teresa Britto (PV), que é psicóloga, parabenizou Fábio Novo pela proposta e disse que iria conversar com ele para justos irem até a governadora Regina Sousa tratar sobre o projeto. Ela ressaltou a importância dos psicólogos em várias áreas como a clínica, a educacional, a do direito e em setores que ajudem as pessoas a se entenderem e serem felizes.
Segundo elas, em vários estados brasileiros as 30 horas semanais já foram regulamentadas e isso é muito importante para a categoria, que neste momento difícil que o mundo vem enfrentando com a pandemia, com a economia em baixa e o surgimento e aumento de várias doenças, dentre elas a depressão, existe a necessidade de um tratamento especializado que somente o profissional da psicologia pode oferecer, pois ele estuda o comportamento humano.
Durvalino Leal - Edição: Katya D'Angelles