Dr.Gil Carlos repercute na tribuna a morte trágica do médico Eduardo Melo
Em discurso emocionado, o parlamentar se solidarizou com a classe médica
O deputado Dr. Gil Carlos (PT) usou a tribuna durante a sessão desta terça-feira(11) para lamentar a morte do médico cirurgião pediatra, Eduardo Melo, de 50 anos, encontrado morto em seu apartamento.
Em seu discurso emocionado, o parlamentar se solidarizou com a classe médica pela trágica ocorrência. Dr. Gil Carlos relembrou da trajetória estudantil de Eduardo Melo, a sua competência, ética, dedicação e amor incondicional à medicina. O médico era filho do também pediatra Messias Melo que atuou por mais de 50 anos atendendo crianças de famílias piauienses.
“Eduardo Melo atuava em todos os hospitais de Teresina tanto públicos como privados servindo a população infantil das famílias de todo o meio norte do Estado e Teresina é referencia para grande parte do Nordeste”, ressaltou Gil Carlos
O deputado esclareceu que Eduardo Melo foi solicitado para dá atendimento a criança que faleceu por conta de doença pré-existente. Ela estava internada em uma UTI , em um hospital em Teresina, para tratamento de saúde em uma condição grave, complicada, crônica. A menina já havia sido paciente do referido médico, e que o foi solicitado, por uma equipe de médicos multidisciplinar para fazer uma acesso venoso central, colocar um cateter que permitisse o tratamento de hemodiálise.
Gil Carlos explicou ainda que o procedimento foi anestesiado, no centro cirúrgico e durante o período de observação foram constatados sinais clínicos de anormalidade como sangramentos por causa da profundidade do acesso, taquicardia , hipotensão entre outros sintomas, e por conta disso, foram tomadas todas medidas necessárias mas infelizmente , era uma criança debilitada , pela patologia crônica que já era acometida, não resistiu as complicações.
“Eu quero me solidarizar com muito respeito, com muito sentimento e pesar a todos os familiares da criança que veio a falecer” lamentou
Thales Coelho (PP), também médico, em aparte, parabenizou o deputado Dr. Gil Carlos pelas belas palavras e pela aula sobre medicina. “Eu como cirurgião, fico muito feliz por você explicar isso, tanto da imprudência, da Imperícia, da negligência, porque muitos não sabem que quando tem algum efeito adverso ou alguma complicação no procedimento, eles falam em erro médico, mas não é erro médico, é uma complicação cirúrgica que qualquer paciente pode ter. Muitas vezes, eu como cirurgião, operando, temos complicações e tenho certeza que o Dr. Eduardo tentou da melhor forma evitar essa complicação com a paciente”, afirmou.
Amparo Orsano/ Liuce Santos - Edição: Katya D'Angelles