Dr. Gil Carlos e Francisco Limma falam sobre visitas a feiras
Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (6), os deputados Dr. Gil Carlos (PT) e Francisco Limma (PT) descreveram algumas visitas que fizeram nos últimos dias a feiras e a alguns municípios. Cooperativismo e agricultura familiar foram os temas destacados pelos parlamentares.
Dr. Gil Carlos visitou a 1ª Feira do Cooperativismo, que aconteceu em Teresina. O parlamentar destacou a importância das cooperativas para o desenvolvimento do Piauí e o potencial que elas ainda têm a atingir. Ele evidenciou que, apesar de o estado ter apenas 92 organizações dessa modalidade, proporcionalmente à população piauiense e à sua economia, esse número é um destaque nacional. Isso é uma demonstração de que o estado tem crescido muito nos últimos anos com distribuição de renda, segundo o parlamentar.
Para o futuro, Dr. Gil Carlos defende que é preciso expandir as cooperativas para além das atividades de transporte e crédito. Ele assinalou que a área de proteína animal tem um potencial muito grande no Piauí e que é preciso mirar no exemplo dos estados do Sul do Brasil.
Francisco Limma também visitou uma feira, mas no município de União. Ele esteve na Feira da Agricultura Familiar que foi realizada na localidade Zundão dos Camilos e que foi apenas a primeira de dez que devem ser organizadas ao longo do ano. Ele foi ao evento em conjunto com a secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, e o deputado federal Merlong Solano e parabenizou as entidades que expuseram os seus produtos.
Além de União, Francisco Limma também esteve em Oeiras para o evento que celebrou os 43 anos do PT. O parlamentar afirmou que saiu feliz do encontro porque viu Ícaro Torres, filho do deputado falecido Assis Carvalho, assumir o protagonismo em um município no qual o partido tem uma importante atuação. “Fiquei muito feliz em ver, ali, a força, a coesão, a organização daquele agrupamento partidário que é histórico, que é importante na região do Vale do Canindé”, celebrou Francisco Limma.
O deputado finalizou o seu discurso refazendo o convite para uma audiência pública que vai ser realizada nesta quarta-feira (7). O debate vai acontecer na Comissão de Educação, Cultura e Saúde com foco no Novo Ensino Médio.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles