Dr. Gil Carlos destaca mobilização de prefeitos contra queda de repasses financeiros

por Katya D'Angelles publicado 08/08/2023 14h20, última modificação 08/08/2023 14h26
Lideranças municipais vão a Brasília questionar pontos da reforma tributária que afetam as contas municipais

O deputado Dr. Gil Carlos (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na sessão plenária desta terça-feira (08) para destacar uma mobilização que os prefeitos lançaram contra a queda de repasses financeiros a estados e municípios e a reforma tributária. Reunião na Associação Piauiense de Municípios (APPM) na manhã de hoje foi feita para organizar comitiva que vai a Brasília na próxima semana.

 

O parlamentar lembrou que a Confederação Nacional dos Municípios foi favorável à reforma tributária que seria aprovada na Câmara Federal. No entanto, durante a votação em Plenário, foram feitas mudanças que prejudicaram as prefeituras. “A reforma tributária passou aumentando a cota, aumentando o peso da população para 85%, trazendo sérios prejuízos para os pequenos municípios, aqueles que estão se mostrando mais cuidadosos, mais zelosos, alcançados os melhores resultados na prestação de serviços essenciais como saúde e educação”, criticou Dr. Gil Carlos.

 

Ele compartilhou informação do governador Rafael Fonteles de que o estado tem dificuldades em manter o custeio da saúde. Essa demanda orçamentária vem dependendo do envio de emendas dos deputados federais e senadores. Isso acontece por conta da queda dos repasses da União para a área, tanto para estados, quanto para os municípios.

 

Dr. Gil Carlos pediu a colaboração dos demais deputados para fortalecer a mobilização de prefeitos que vão a Brasília nos dias 15 e 16 de agosto. Para o parlamentar, os seus colegas devem aproveitar a proximidade que tem com as lideranças municipais para que o Piauí envie uma comitiva representativa.

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles

registrado em: