Discursos repercutem 8 de março na tribuna da Alepi
O deputado Fábio Novo (PT) utilizou a tribuna da Alepi durante o pequeno expediente desta quarta-feira (8) para parabenizar as mulheres pela passagem do seu dia e pela realização da sessão solene, que prestou homenagem às 24 deputadas que já conquistaram mandato na Alepi. Ele também convidou os parlamentares a estarem presentes na aposição da foto da secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos Regina Sousa na galeria de governadores do estado que fica no Museu do Piauí. O evento acontece hoje às 16 horas.
Ainda nos destaques pela passagem do Dia Internacional da Mulher, Simone Pereira (MDB) falou sobre postagem do governador Rafael Fonteles em rede social que mostra o Piauí como o estado do Nordeste com menor desigualdade salarial de gênero. O mesmo estudo utilizado pelo chefe do Poder Executivo coloca o Piauí na terceira posição entre as unidades federativas brasileiras. Para a parlamentar, os dados positivos motivam a continuidade da defesa dos direitos da mulher.
Dr. Gil Carlos também falou da importância do Dia Internacional da Mulher. Ele parabenizou as mulheres por valorizarem mais a vida do que os homens por meio do autocuidado e celebrou as conquistas que elas têm conseguido por meio de muita luta. O deputado destacou a necessidade de avanços no combate à violência contra a mulher.
Em aparte, Simone Pereira reconheceu que é preciso avançar no mesmo sentido, mas pontuou que já existe uma rede de proteção acerca do tema. Para a parlamentar é necessário disponibilizar mais informação à sociedade, promover interlocução entre os agentes da rede e mostrar à sociedade que o primeiro passo após a ação violenta contra as mulheres não é a punição, mas sim o cuidado à vítima.
A presença feminina em cargos de decisão também foi abordada nos discursos. Dr. Gil Carlos lembrou que, quando prefeito de São João do Piauí, 10 das suas 12 secretarias eram ocupadas por mulheres. Além disso, o PT do mesmo município tem quatro vereadores, sendo metade delas do gênero feminino.
Fábio Novo fez aparte para lembrar que exigia no mínimo 50% de mulheres ocupando postos nos diretórios do PT quando era presidente estadual da sigla e que essa medida depois foi copiada nacionalmente pelo partido e por outras agremiações partidárias. Ele também destacou o Governo Federal por suas 11 ministras e pela ocupação da presidência da Caixa e do Banco do Brasil.
Algumas medidas da Alepi foram anunciadas pelo presidente Franzé Silva em aparte. Ele afirmou que solicitou uma consolidação das leis que tratam sobre direitos das mulheres produzidas no Legislativo piauiense e que pretende disponibilizar material impresso e digital com o conteúdo. Essa ação deve ter avanços até o final do mês de março.
Nicolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles