Dia Mundial de Conscientização do Autismo é tema de sessão solene na Alepi
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), atendendo a requerimento de seu presidente, Franzé Silva (PT), realiza sessão solene dia 11 de abril, às 9h, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Na ocasião, haverá exposição de obras feitas por artistas autistas, feira de artesanato de mães de autistas, apresentação musical de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e rodas de conversa com personalidades da área.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado dia 2 de abril e criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos com TEA.
O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
Programação:
12/04
- Feira de artesanato de mães de autistas;
- Exposição de obras feitas por artistas autistas;
10h - Roda de conversa com a comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) esclarecendo os direitos e deveres das pessoas com TEA.
13/04
- Feira de artesanato de mães de autistas;
- Exposição de obras feitas por artistas autistas;
11h - Roda de conversa com Camila Rabêlo, mãe atípica, psicóloga clínica, terapeuta integrativa, abordando terapias alternativas.
12h - Roda de conversa Uanda Mirela, autista, estudante de medicina veterinária, falando da importância da regulamentação do cão de apoio emocional.
Liuce Reis – Edição: Iury Parente