Dia do Consumidor é comemorado com café da manhã pelo Procon-Alepi

por paulo — publicado 15/03/2022 13h55, última modificação 15/03/2022 14h17
Os presentes também receberam um manual com informações e dicas sobre planejamento financeiro.

Um café da manhã realizado na manhã desta terça-feira celebrou o Dia do Consumidor no Programa de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí – Procon-Alepi, com a participação de servidores e usuários dos serviços. O coordenador do órgão, Irno Mendes, afirmou que a importância do dia está sendo maior com a conquista da ampliação da rede Procon, que passa a atender em duas unidades.

Durante o evento, os consumidores também receberam um manual com informações e dicas sobre planejamento financeiro. “Irei ler com atenção e por em prática todas essas orientações. Irá ajudar bastante na organização das minhas contas”, afirmou a aposentada Maria Oliveira, de 63 anos, que esteve no Procon-Alepi para tratar sobre uma reclamação que apresentou contra uma financeira que está realizando descontos indevidos em sua conta bancária.

DIA DO CONSUMIDOR - Diferente de outras datas comerciais, o Dia do Consumidor não foi criado pelos varejistas. Há 60 anos, o presidente norte-americano John Kennedy assinou um decreto reconhecendo os direitos do consumidor, além de discursar sobre o direito à segurança, à informação, à escolha e a ser ouvido.

Foi então que diversos países passaram a dar atenção à defesa do consumidor, paralelamente às mudanças causadas pela industrialização. Mas, somente em 1983 aconteceu oficialmente pela primeira vez a celebração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Dois depois, a ONU reconheceu a data.

No Brasil, foi apenas na Constituinte que houve pressão para que a Constituição Federal de 1988 incluísse os direitos do cidadão ao realizar compras e solicitar serviços. Dois anos mais tarde, em 1990, os consumidores brasileiros ganharam o Código de Defesa do Consumidor, que regula todas as relações de consumo. Os estabelecimentos ficaram obrigados a disponibilizar uma cópia para os clientes.

PROCON-ALEPI -

O Procon-Alepi é o órgão administrativo responsável por promover e executar as políticas das relações de consumo no Estado do Piauí. É o órgão que mantém uma relação mais próxima com os consumidores e está à disposição para receber reclamações e denúncias de abusos praticados por fornecedores de produtos e serviços, bem como a apuração desses atos.

Durvalino Leal - Edição: Katya D'Angelles

registrado em: