Dia D de combate à Dengue acontece na Assembleia Legislativa
Será a primeira vez que o Palácio Petrônio Portella entra na lista de prédios públicos como foco de ação de combate a dengue que é hoje uma das doenças com maior incidência no Brasil. A prevenção é fundamental. Por isso, a Assembleia Legislativa do Piauí realizará dia 11 , segunda-feira , o "Dia D" de combate à dengue, com a divulgação das medidas de prevenção, dos cuidados, prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de uma doença febril grave causada por um arbovírus – vírus transmitido por picada de insetos. Durante o evento , a Casa receberá órgãos do Governo para trabalho de caça aos focos e conscientização dos servidores .
De acordo com dados do Boletim Epidemiológico foram contabilizados 1.216 notificações da doença nas oito primeiras semanas do ano em todo Piauí, um aumento de 33% na incidência dos casos prováveis, em comparação com o mesmo período do ano passado. As ações para o Dia D para combater o mosquito são fundamentais para o evitar o crescimento desses casos.
Elcio Leite, diretor do Centro de Zoonoses, disse que estará na assembleia Legislativa na segunda-feira junto com a equipe de agente de endemia , com o coordenador dos agentes que o médico veterinário ,supervisores da equipe.” Vamos inicialmente deflagrar uma ação de vistoria que a gente chama de varredura completa dentro da instituição Assembleia Legislativa para ver se encontra possíveis criadouros de aedes aegypti. Encontrando já faz a eliminação dos criadouros e na sequência tomo os procedimentos que o diagnóstico do caso vai apresentar”, afirmou Elcio Leite, diretor do centro de Zoonoses”, afirmou.
“Em ato contínuo nós vamos se dirigir ao auditório ao teatro e fazer uma apresentação para todos os servidores da Alepi para que todos tenham a consciência não só de preservar o ambiente de trabalho, como levar o próprio calendário que nós vamos distribuir que é o calendário Eco epidemiológico para sua residência essa ação conjunta.
O Ministério da Saúde já disponibiliza a vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.
Liuce Santos/ Edição Katya D 'Angelles