Deputados repercutem visita da embaixadora da União Europeia à Alepi

por Katya D'Angelles publicado 27/03/2024 13h35, última modificação 27/03/2024 13h35
Entre os temas esteve a futura produção de hidrogênio verde no Piauí

O deputado Francisco Limma (PT) utilizou o tempo dos pequenos avisos da sessão plenária desta quarta-feira (27) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para enaltecer a visita feita pela embaixadora da União Europeia, Marian Schuegraf, à Casa legislativa. Entre os temas estiveram a produção de hidrogênio verde e o potencial turístico piauiense.


Limma disse que a produção de hidrogênio verde, e a criação de toda uma cadeia produtiva, é um grande ganho econômico para o Piauí e que a Europa está observando o Estado. “A embaixadora destacou o interesse da União Europeia pela área das energias renováveis e também sobre o turismo. Não só o turismo litorâneo, mas como um todo, como o Parque da Serra da Capivara e de outras áreas ambientais”


Tanto Gil Carlos (PT) quanto Franzé Silva (PT) salientaram os possíveis ganhos com a produção de hidrogênio verde do Piauí, como a transferência de tecnologia e a possibilidade da entrada de recursos quando for criado o Fundo Verde, que ajudará no financiamento de projetos do Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten).


Tendo em vista os investimentos que podem chegar pelos projetos de energias renováveis, uma Comissão Especial para debater o tema foi montada na Alepi, sendo composta pelos deputados Gil Carlos, Elisângela Moura (PcdoB), Marden Menezes (PP), Evaldo Gomes (Solidariedade), Wilson Brandão (PP), B. Sá (PP), Simone Pereira (MDB) e João Mádison (MDB).


“O Piauí é um dos focos de desenvolvimento que a Europa está mirando e nós da Assembleia precisamos nos aprofundar nesse tema. Deputado Limma apresentou o pedido da criação da Comissão Especial e eu acredito que ela vai colaborar muito, vai se debruçar também sobre a lei de criação do Fundo Verde, que irá financiar as indústrias do hidrogênio verde e das energias renováveis”, explicou Franzé Silva.



Francisco Limma finalizou seu discurso dizendo que a visita da embaixadora estimula o Piauí a atuar mais fortemente nas políticas de transição energética. “Vamos discutir, aprofundar os debates, a temática. A visita que tivemos hoje é simbólica. E a Comissão Especial já está montada”, afirmou.

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles