Deputados repercutem sistema híbrido de participação parlamentar nas sessões
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), na sessão plenária desta terça-feira (6), informou que na quarta-feira (7), às 9h, a Mesa Diretora vai se reunir para regulamentar as sessões híbridas que passarão a ser realizadas na Casa.
Na sessão plenária de segunda-feira, Franzé Silva destacou o avanço, dizendo que o sistema híbrido (participação tanto presencial quanto online) nas sessões plenárias já existe no Congresso Nacional e é bastante seguro. “Esse é um sistema tão seguro quanto o sistema adotado no plenário do Congresso Nacional. Nós poderemos fazer a participação remotamente como se em Plenário estivesse”, disse.
“É mais uma evolução em nossa Casa, que se atualiza, se moderniza, com esse sistema híbrido de votação. Facilita a atividade parlamentar. A gente vai poder conciliar as agendas entre Teresina e interior; vamos poder participar, sermos mais assíduos”, enalteceu o deputado Georgiano Neto (MDB).
Elisângela Moura (PCdoB) disse que o sistema híbrido de participação parlamentar é mais um avanço dentre vários que têm sido realizados na Alepi. Ela relembrou também da ampla reforma, que abrange os gabinetes, Plenário, Plenarinho, salas dos servidores e espaços de uso comum.
Convenções – Georgiano Neto informou que nos últimos 15 dias ele participou de quase 40 convenções partidárias e enalteceu “poder participar desses momentos que dão o pontapé inicial em cada uma das campanhas eleitorais nas cidades”.
Rodovia – Francisco Limma (PT) comunicou que o Governo do Estado inaugurou trecho de rodovia que liga as cidades de Pedro II e Milton Brandão. “Então eu queria destacar a importância e o trabalho intenso que tem sido feito pelo Governo do Estado e, especialmente, pelo DER, na recuperação dessas rodovias”, disse.
Boas-vindas - Elisângela Moura deu boas-vindas a Vanessa Tapety como nova deputada estadual. “Ficamos muito felizes em poder estar aqui com você. Todos nós conhecemos o seu trabalho, sabemos também do seu legado. É justa e merecida essa oportunidade”, falou.
Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles