Deputados propõem título de Patrimônio Cultural Imaterial ao Reisado e a festas de Altos

por Katya D'Angelles publicado 16/10/2023 15h27, última modificação 16/10/2023 15h27
Francisco Limma e Warton Lacerda querem incluir eventos no calendário oficial

Quatro projetos que dão o título de Patrimônio Cultural Imaterial a festas e manifestações piauienses foram apresentados na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta segunda-feira (16). Além do reconhecimento, os parlamentares pretendem incluir os eventos no Calendário Oficial do estado.


 

O deputado Francisco Limma (PT) é o autor de duas matérias que tratam do Reisado. Ele apresentou em projetos separados a proposta de considerar a manifestação Patrimônio Cultural Imaterial e de incluir a Folia de Reis no Calendário Oficial. Já do deputado Warton Lacerda (PT) foram lidas as matérias que pretendem dar o título e a inclusão no calendário para os Festejos de São José, santo padroeiro de Altos, e às Festas Julinas da mesma cidade.


 

FLORIANO - O deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) apresentou dois requerimentos que devem ser enviados ao Governo do Estado pedindo ações na cidade de Floriano. Um deles solicita à SASC (Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos) a construção de uma Casa de Apoio à População LGBTQIA+ na cidade. Na zona rural, ele solicita à Defesa Civil que faça obras que melhorem o abastecimento de água na Localidade Massapê.

 

Ainda sobre abastecimento de água, Dr. Marcus Vinícius Kalume apresentou requerimento à Defesa Civil pedindo a construção de um poço tubular na Localidade Brejo Seco, que fica na zona rural do município de Rio Grande do Piauí.

 

O deputado ainda apresentou na sessão plenária projeto de lei que cria a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção contra o HPV.

 

GRATUIDADE - Foi lido na sessão plenária projeto da deputada Ana Paula (MDB) que visa exigir a afixação de cartazes em locais que fazem a emissão de documentos com a informação de que há a gratuidade de taxas para pessoas que foram vítimas de roubo e furto.


 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles