Deputados lamentam falecimento do ex-deputado Celso Barros
Um dos mais importantes juristas do Piauí e do Brasil. Assim foi definido o ex-deputado constituinte Celso Barros Coelho, homenageado na sessão plenária desta terça-feira (11), em razão da apresentação de requerimentos, apresentados pelos deputados Francisco Limma (PT) e Severo Eulálio (MDB), para registro de voto de pesar pelo falecimento do jurista na segunda-feira (10). Os requerimentos foram subscritos pelo presidente da Casa, Franzé Silva (PT), e pelos deputados Fábio Novo (PT), Nerinho (PT) e Henrique Pires (MDB).
"É uma oportunidade para prestarmos nossa homenagem e nos solidarizar com familiares e amigos e com todos os piauienses, que perdem um grande jurista, uma grande figura humana e um grande formador de opinião da política", discursou Francisco Limma. "Uma das pessoas mais cultas que esse estado tinha. Não só pelo fato de ter sido deputado, mas de estar na cena política em cada debate importante no Piauí e no Brasil, merece todo o nosso respeito", completou Franzé Silva.
O deputado Fábio Novo, por sua vez, destacou a importância do jurista para a democracia brasileira e relembrou a iniciativa da Assembleia Legislativa de anular a cassação de deputados constituintes cassados pela ditadura militar. "Tive o prazer de apresentar o decreto legislativo que simbolicamente anulou a cassação do Dr. Celso. Por fazer um discurso enaltecendo a democracia, foi cassado. Tivemos o prazer de simbolicamente devolver o mandato do Dr. Celso Barros Coelho. Não só dele, mas daqueles deputados que, no regime militar, tiveram seus mandatos cassados", frisou.
Henrique Pires sugeriu que a Assembleia realize homenagem póstuma ao jurista, que também foi professor da Universidade Federal do Piauí e membro da Academia Piauiense de Letras. "Aquele tipo de ser humano que não teve sucesso apenas em uma área. Seja na área acadêmica, seja na política, seja na área familiar, ele teve a vida coroada de êxitos. O Movimento Democrático Brasileiro, todo o MDB, não só do estado do Piauí, mas do Brasil, manifesta solidariedade à família enlutada", disse.
Requerimentos - O deputado Nerinho também teve aprovados requerimentos pelo registro de voto de pesar pelo falecimento do ex-vice-prefeito de Geminiano, José de Moura Neto, e do sonoplasta da Câmara Municipal de Picos, Luciano Pio da Silva. O deputado Dr. Hélio (MDB) discursou no pequeno expediente para manifestar pesar pelo falecimento do colega médico César Zacarias, que exercia a medicina no município de Parnaíba há mais de 40 anos.
Cristal Sá - Edição: Katya D'Angelles