Deputados enaltecem projeto Piauí Saúde Digital durante sessão desta terça-feira

por Katya D'Angelles publicado 25/04/2023 13h55, última modificação 25/04/2023 13h54
O projeto-piloto foi inaugurado pelo governador na segunda-feira (24)

Os deputados petistas Francisco Limma e Fábio Novo, líder do Governo, discursaram na sessão plenária desta terça-feira (25) sobre o projeto Piauí Saúde Digital, inaugurado pelo governador Rafael Fonteles, na segunda-feira (24). O projeto-piloto foi instalado no município de Piripiri, por meio da oferta de teleconsultas e telediagnósticos, com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária.

O deputado Francisco Limma destacou que a regulamentação da telemedicina no Piauí foi feita por meio de um projeto de lei de sua autoria, apresentado e votado pela Assembleia no ano de 2021. "O projeto de lei criou a base legal para resguardar os profissionais e pacientes, para que aquelas pessoas que moram no interior possam ter atendimentos facilitados. Não faz sentido pacientes que moram em Júlio Borges, por exemplo, precisarem se deslocar pra Teresina pra fazer uma consulta ou exame simples, algo que poderia ser feito à distância. Esse projeto facilita e pode salvar vidas", pontuou.

Em aparte, o deputado João Mádison (MDB) disse que ficou surpreso com o que viu em Piripiri e apresentou dados relativos aos primeiros 20 dias de funcionamento dos serviços: "Na área de dermatologia, havia em torno de 600 pessoas aguardando atendimento. Disso, teve uma redução de 37% em 20 dias. Na área da psiquiatria, tivemos redução de 18,33%. Na área de psicologia, 28%. Ginecologia, 30%. Nutricionista, 63%. E na área de pediatria, 35%. O que mais me chamou atenção foi  a rapidez com que esses exames são feitos. Os médicos já estão a postos e esse resultado é imediato", frisou. 

"Houve uma redução significativa em demandas acumuladas. Não é discurso. É ação. Já temos ótimos resultados. Pacientes que esperavam até 200 dias para ter acesso a um laudo de tomografia, que antes era realizado em Teresina, podem receber o resultado em questão de minutos, a qualquer hora do dia ou da noite. Isso vai permitir que o paciente tenha tratamento adequado. Fico feliz por iniciar o trabalho a serviço da população piauiense", completou Francisco Limma.

O deputado Fábio Novo disse que está encantado com os resultados apresentados. "Eu vi um senhorzinho que precisava apenas de uma consulta e lá no hospital ele fez a consulta com o especialista e, quando terminou, no totem ao lado já saiu a receita médica. Essa é a revolução que vai acontecer no estado do Piauí e começou por esse piloto, na nossa querida Piripiri.  Parabenizar o governador Rafael Fonteles, nosso secretário [de Saúde] Antonio Luiz, e a prefeita Jôve. Estou bastante entusiasmado. Vamos lutar pra que essa boa nova se espalhe, pelo menos, por todos os territórios do Piauí. É a tecnologia associada a uma UBS, a um centro de imagens, a um hospital regional, que acabou com a via crucis do cidadão", ressaltou.
A deputada Ana Paula (MDB) e o deputado da oposição Marden Menezes (PP) parabenizaram o governador Rafael Fonteles pela iniciativa. Marden Menezes, no entanto, fez uma ressalva em relação à gestão municipal, pois, segundo o parlamentar, Piripiri caiu da 50ª para a 189ª posição no ranking do Ministério da Saúde em Atenção Básica. "A saúde de Piripiri degringolou. No ranking, é considerada infelizmente uma das piores do Nordeste e do Brasil", disse.
Cristal Sá - Edição: Katya D'Angelles