Deputados elogiam os primeiros 100 dias de Governo

por Katya D'Angelles publicado 11/04/2023 15h11, última modificação 11/04/2023 15h11
O destaque para atuação do governador, segundo deputados, estão na educação, saúde e segurança

Os deputados Dr. Hélio (MDB) e Fábio Novo (PT), líder do Governo, subiram à tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na sessão plenária desta terça-feira (11) para elogiar as realizações e compromissos apresentados pelo governador Rafael Fonteles em evento que marcou os 100 dias de sua gestão. As áreas de segurança pública, saúde e educação foram as mais comentadas pelos parlamentares.

 

Para o líder do governo na Alepi, Fábio Novo, medidas já adotadas, como a contratação de 1100 policiais militares, e previstas, como a de zerar a fila de cirurgias eletivas ainda este ano, demonstram que o Governo do Estado segue um caminho de melhorar a vida da população piauiense. 

 

Ele destacou a importância da Alepi para várias realizações de Rafael Fonteles, como o fato de não ter havido recesso parlamentar no começo deste ano para que fossem aprovadas mudanças no organograma do Executivo. A votação do piso dos professores foi outro tema que pôde contar com os deputados e vai ampliar em R$100 milhões a folha da categoria, segundo Fábio Novo.

 

Outro destaque positivo do líder do governo foi à melhoria da estrutura oferecida para temas como igualdade racial, mulheres e movimentos sociais. Para o primeiro, os deputados aprovaram a criação de uma superintendência. Nos dois últimos casos, secretarias foram inauguradas para tratar exclusivamente desses assuntos.

 

O deputado Dr. Hélio também fez elogios à gestão de Rafael Fonteles nas áreas que considera centrais. Destacou que o governador direcionou R$10 milhões para zerar a fila de cirurgias e que isso vai ajudar a enfrentar a defasagem da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde). 

 

Na educação, o parlamentar elogiou as metas de criar 100 escolas de tempo integral, ampliar o ensino técnico-profissionalizante no ensino médio e criar a política de valorização dos professores baseada no mérito. Ele afirmou que são medidas importantes para que os alunos tenham maior inserção no mercado de trabalho.

 

Na segurança, Dr. Hélio pediu maior atenção às escolas. Para o parlamentar, o Piauí precisa adotar medidas preventivas diante do aumento de casos de ataques de jovens em unidades escolares por todo o Brasil. Iniciativas que também foram cobradas por Warton Lacerda (PT) em aparte.

 

O governador também foi elogiado por Henrique Pires (MDB). Ele percebe em Rafael Fonteles que a gestão é considerada uma missão de vida e o vê buscando soluções para o Piauí em todo o mundo.


TERESINA - O deputado Fábio Novo também utilizou a tribuna para criticar a Prefeitura de Teresina pelo atraso nos repasses à empresa responsável pela limpeza da capital. Ele lembrou que já é a segunda vez que os funcionários do setor fazem uma paralisação devido à falta de pagamento. Henrique Pires reiterou a crítica afirmando que nunca viu Teresina tão suja.



Nicolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles