Deputados e servidores representam a Alepi na maior conferência da América Latina

por Katya D'Angelles publicado 04/12/2024 13h50, última modificação 04/12/2024 15h13
O tema central do evento é “O Futuro da Educação no Brasil”

Deputados da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) estiveram nesta terça-feira (3) na 27ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na cidade do Rio de Janeiro. O evento vai até a próxima quinta-feira (5), conta com a participação de representantes de todas as Assembleias estaduais do Brasil e tem em sua programação palestras, cursos e a premiação do Troféu Assembleia Cidadã.

Franzé Silva (PT), presidente da Alepi, disse que já é uma tradição a participação do Legislativo piauiense nas conferências da Unale, pois é um momento em que as Assembleias se reúnem para trocar experiências. “Estamos aqui presentes com vários deputados e servidores da Casa para que a gente possa, a partir das experiências de outras Assembleias, melhorar nossa Casa legislativa”, afirmou.

O deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) explicou que essa reunião de parlamentares de todo o país facilita o diálogo sobre as políticas públicas exitosas, criando caminhos mais seguros para futuros projetos. “Aqui tratamos de vários temas, de todas as áreas, e aqui, nesse ano, é em especial sobre a educação para todos no Brasil”, declarou.

“É um momento de integração, de compartilhamento de ideias, de projetos, de novas técnicas, e de atividades que vão aperfeiçoar o trabalho dos legislativos em todo o Brasil”, corroborou Marden Menezes (Progressistas). Ele destacou também a participação da Alepi como finalista do prêmio Troféu Assembleia Cidadã, com o projeto Parlamento do Futuro.

Gessivaldo Isaías (Republicanos) tem participado dos encontros da Unale nos últimos 13 anos, e exaltou o Parlamento do Futuro como finalista na categoria Projetos Especiais. “Pela primeira vez eu vejo um projeto significativo piauiense que concorre entres os três melhores do país na Unale. O Parlamento do Futuro é um projeto que alcança toda a população do Piauí, que ensina os estudantes sobre o Legislativo. Houve muita participação dos alunos, foi um destaque nacional”, discorreu.


Parlamento do Futuro


Na Conferência deste ano, a Alepi concorre ao Troféu Assembleia Cidadã, na categoria Projetos Especiais, com o projeto Parlamento do Futuro. Na primeira fase, foram 15 concorrentes, com apenas os três mais bem avaliados se classificando para a etapa final. Na fase inicial, a Alepi ficou em primeiro lugar, seguido pelos projetos do Espírito Santo e do Acre.

O deputado Francisco Limma (PT), autor do projeto de resolução para a criação do Parlamento do Futuro – o qual foi implementado pela Mesa Diretora – disse que a ideia veio para aproximar a Assembleia e a sociedade. “Envolveu uma quantidade enorme de jovens. A ideia é promover a cidadania e aproximar as pessoas do Poder Legislativo”, afirmou.


O Parlamento do Futuro foi criado pela resolução 09/23 e envolveu jovens de todo o Piauí, que passaram por eleições em 12 territórios, com 30 sendo eleitos. Eles vivenciaram três dias como deputados: realizaram eleições para a Mesa Executiva e apresentaram projetos de lei, os quais foram discutidos e votados em comissões técnicas e em sessão plenária.



Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles