Deputados divergem sobre inesvimentos em saúde pelo Governo do Estado

por paulo — publicado 22/02/2022 13h35, última modificação 22/02/2022 13h35
Teresa Britto cobrou a instalação de UTIs neonatais e Dr. Hélio comemorou expansão da alta complexidade.
Deputados divergem sobre inesvimentos em saúde pelo Governo do Estado

Deputados Pablo Santos, Teresa Britto e Dr. Hélio

Ocupando o tempo destinado aos pequenos avisos, os deputados Teresa Britto (PV) e Dr. Hélio Oliveira (PL) comentaram sobre os investimentos que o Governo do Estado está fazendo no na área da saúde.

A deputada do PV cobrou do governo a instalação de UTIs neonatais em municípios como São Raimundo Nonato, Picos e Bom Jesus.

Teresa Britto apresentou dois requerimentos solicitando ao governador Wellington Dias e ao secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, a instalação de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal e de um centro de hemodiálise no Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz em São Raimundo Nonato.

“O Hospital de São Raimundo Nonato é responsável por atender a população de aproximadamente 22 municípios da região e não temos esses dois serviços de extrema importância para a população. Inclusive vimos agora duas crianças morrerem pela falta de uma UTI neonatal. Morreram pela omissão do poder público. Precisamos avançar e oferecer esses atendimentos de alta complexidade para a população que está nas regiões mais distantes do Piauí como São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Picos.

Já o deputado Dr. Hélio Oliveira (PL) parabenizou a Secretaria Estadual de Saúde pela expansão dos atendimentos de alta complexidade com a implantação do serviço de neurocirurgia no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), localizado no município de Parnaíba com atendimento 24h.

 "Essa interiorização dos serviços de alta complexidade é de grande importância para a população. Nós já tínhamos neurocirurgia em Floriano e Picos, o que resultou na redução das transferências de pacientes para a realização dos procedimentos em Teresina. E ontem avançamos com a autorização do Governador para a expansão do serviço para Parnaíba, onde havia uma carência muito grande. Há muito tempo nós estávamos a frente dessas ações, articulando com o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, e com o próprio Governador e conseguimos viabilizar os recursos para assegurar que a partir do dia 01 de março a cidade de Parnaíba e, o litoral como um todo, contem com o plantão presencial de neurocirurgiões”, disse o deputado.

Dr. Hélio Oliveira também registrou uma visita a cidade de Canto do Buriti, onde participou da inauguração do novo Centro Cultural do município, resultado de emenda destinada por ele e pelo deputado Fábio Novo (PT).

Laryssa Saldanha