Deputados demonstram atenção à educação em requerimento aprovados
Nesta semana, os deputados aprovaram quatro requerimentos no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) que tratam da busca de melhorias na educação. Duas das matérias abordam a expansão do ensino superior e outras duas requerem a realização de audiências públicas para debater o ensino básico.
O presidente da Casa, deputado Franzé Silva (PT), é o autor dos requerimentos que solicitam ao IFPI (Instituto Federal do Piauí) e à UESPI (Universidade Estadual do Piauí) que ofereçam seus serviços educacionais na Zona Norte de Teresina.
Ao primeiro, o parlamentar pede a instalação de um campus no prédio da Unidade Escolar José Pinto Gayoso, que fica no Conjunto Jacinta Andrade. Já à instituição estadual, Franzé Silva requereu um polo no Centro Estadual de Tempo Integral José Pereira da Silva, localizado no Parque Brasil II.
O parlamentar que apresentou os requerimentos das audiências públicas foi Dr. Gil Carlos (PT). Um dos espaços vai ser para debater a educação na idade certa, considerada pelo deputado uma questão essencial da área.
O outro vai focar no projeto de lei do Governo do Estado que cria premiações para estudantes, profissionais e escolas que tiverem bom desempenho no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio).
As audiências ainda devem ser agendadas e para ambas, Dr. Gil Carlos solicitou o convite de gestores públicos da área da educação e representantes de pais, professores e alunos.
Nícolas Barbosa - Edição Katya D’Angelles