Deputados debatem situação da Uespi durante sessão plenária
A situação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) foi alvo de debate durante a sessão plenária desta terça-feira (30). Os deputados Aldo Gil (Progressistas) e Severo Eulário (MDB) falaram sobre a Universidade. Aldo Gil cobrou celeridade em uma audiência pública para tratar das dificuldades da Universidade estadual do Piauí(Uespi). Ressaltou que no início de seu mandato foi procurado por docentes da Uespi e eles falaram das dificuldades que a instituição passa, tanto nas condições físicas como na defasagem salarial.
“Eu fiz um requerimento aprovado nesta Casa pedindo uma audiência pública para tratarmos da problemática da Uespi. Eu ingressei com esse pedido onde ele foi aprovado no dia 12 de abril, do corrente ano e nos próximos 10 dias vai completar 60 dias e eu não tive nenhuma resposta ainda sobre a marcação dessa audiência Pública. Gostaria de cobrar esta Casa para marcar com a maior celeridade possível esta audiência para tratarmos dos problemas da Uespi.
Em aparte, Severo Eulálio (MDB) falou que esteve recentemente com o governador do Estado, Rafael Fonteles e ele apresentou um investimento de mais de R$ 66 milhões que serão introduzidos na Universidade Estadual do Piauí( Uespi), em vários municípios, inclusive na cidade de Picos.” Será feito um novo bloco para comportar mais alunos na nossa cidade. É o maior investimento em termos de volume que a Uespi vai receber de uma só vez. O parlamentar disse ainda que esteve em Parnaíba com o governador e ele foi questionado sobre a remuneração salarial dos professores. “Ele já está com a equipe fazendo um estudo do plano de cargos e salários, não só dos professores da Uespi, mas de todo o funcionalismo público do estado do Piauí. Ele tá fazendo este estudo para assim que possível garantir os recursos e apresentar para a assembleia para que nós possamos discutir e consequentemente aprovar este projeto
TAQUÍGRAFOS – Dr. Gil Carlos falou também da importância do taquígrafo para as transcrições das sessões Legislativas. “É uma atividade juramentada, de boa-fé e consegue traduzir as falas, as manifestações dos parlamentares, mas nas suas habilidades em descrever com rapidez consegue traduzir o sentimento imposto nas orações e falas dos parlamentares e dos magistrados. Quero homenagear os taquígrafos que fazem parte da história da Assembleia Legislativa, os 11 profissionais que são formados e tem sua atividade regular nesta Casa.
VIAGENS AO INTERIOR - O deputado Francisco Limma (PT) registrou sua participação na assembleia do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Batalha. Na ocasião, fizeram uma apresentação do volume de atividades realizadas durante o ano de 2022 e uma prestação de contas mostrando a transparência do sindicato.
Registrou, ainda, a sua participação, junto com outras autoridades, na inauguração da reforma e modernização do estádio de futebol da cidade de Ipiranga. Foi uma tarde com várias atividades, que contou, ainda, com a presença de dois ex-jogadores de futebol brasileiro, Túlio Maravilha e o Edilson Capetinha
Liuce Reis - Edição: Katya D'Angelles