Deputados debatem organização dos trabalhos da Alepi
Durante a reunião das comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) dessa terça-feira (9), os deputados debateram formas para melhorar a organização do trabalho legislativo. Na sessão plenária do mesmo dia, o presidente da Casa, deputado Franzé Silva (PT), reforçou que vai haver um maior acompanhamento da presença dos parlamentares nas sessões das terças e quartas-feiras.
“Conforme determinação da Mesa Diretora, em sua última reunião, de fazer o uso do Ato da Mesa 102 de 2017, que determina que nas sessões deliberativas de terça e quarta, desde que não seja, previamente, feito a justificativa junto à Secretaria da Mesa Diretora, serão descontados no salário dos ausentes”, explicou Franzé Silva.
Na mesma manhã, na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a discussão sobre a organização dos trabalhos das comissões técnicas foi levantada pelo deputado Wilson Brandão (Progressistas). Ele criticou o tamanho da pauta e o fato de as demais comissões se reunirem de forma extraordinária logo após a CCJ sem que houvesse comunicado prévio para todos os membros. Esses são fatores que, segundo Wilson Brandão, contribuem para as reuniões das comissões técnicas invadirem o horário que seria destinado à sessão plenária.
O presidente da CCJ, deputado Francisco Limma (PT), afirmou que a tentativa é de que as reuniões da comissão tenham no máximo 15 pautas, mas que a de ontem foi um pouco maior. Além disso, ele frisou que há a cobrança da pontualidade para os membros e que, a partir de agora, quando for 11 horas, vai consultar os parlamentares presentes sobre a possibilidade de dar prosseguimento à reunião.
O retorno da realização dos encontros das comissões técnicas para as quartas-feiras foi outro ponto levantado na discussão. O 4º secretário da Mesa Diretora, deputado Hélio Isaías (PT), informou que no último encontro da direção da Casa esse assunto já foi tratado.
Gil Carlos (PT) defendeu as reuniões às quartas e falou também sobre a necessidade de reforço da equipe da Alepi que faz o assessoramento dos parlamentares na parte jurídica. Já Dr. Vinícius (PT) afirmou que a sugestão de as sessões plenárias serem à tarde era para reduzir o problema de as reuniões das comissões técnicas invadirem o horário do encontro no Plenário.
Nícolas Barbosa - Edição: Iury Parente