Deputados aprovam requerimentos sobre políticas públicas para mulheres

por Iury Aragão publicado 10/05/2023 12h15, última modificação 10/05/2023 13h22
Cobrança por cumprimento de lei que beneficia mulheres vítimas de violência é um deles

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) dessa terça-feira (9), os parlamentares aprovaram requerimento de autoria do deputado Dr. Hélio (MDB) sobre a instalação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira em Parnaíba. A solicitação é que a Secretaria de Estado das Mulheres e o governador Rafael Fonteles (PT) façam um esforço junto ao Executivo federal para que a política pública chegue ao litoral piauiense.

 

Outro requerimento atento a demandas das mulheres, que foi aprovado nessa terça-feira, foi apresentado por Gracinha Mão Santa (Progressistas). A parlamentar cobra da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) medidas para o cumprimento da legislação federal que prioriza mulheres vítimas de violência no sistema de emprego.

 

JOAQUIM PIRES - Entre os requerimentos aprovados, três estão atentos a questões da cidade de Joaquim Pires. O deputado Hélio Rodrigues (PT) requereu à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) que faça estudos para a contenção dos aguapés e o levantamento completo da área da Lagoa do Cajueiro. Já Gracinha Mão Santa (Progressistas) cobrou ao DER-PI (Departamento de Estradas e Rodagem) uma operação tapa buraco na PI-211, no trecho entre a BR-343 e Joaquim Pires. Segundo a parlamentar, a estrada havia sido recuperada há apenas quatro meses e já está esburacada.

 

MIGUEL ALVES - Dois requerimentos do deputado Oliveira Neto (PT) com demandas para a cidade de Miguel Alves e região foram aprovados. Ao DER-PI ele requereu a recuperação da PI-112, que vai do município até Porto. Além disso, cobrou da operadora de telefonia Tim a melhoria do serviço em todo o estado, mas com foco em Miguel Alves.

 

Nícolas Barbosa - Edição: Iury Parente