Deputados aprovam lei que exige mais transparência da análise da qualidade da água

por Katya D'Angelles publicado 20/09/2023 14h23, última modificação 20/09/2023 14h23
Novos limites de 11 municípios foram aprovados na sessão plenária

Projeto de autoria da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) que passa a exigir das empresas de abastecimento de água e saneamento mais transparência dos resultados de análise da qualidade da água foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quarta-feira (20).

 

O Projeto de Lei Ordinária 125/23 obriga as empresas a publicarem, pelo menos mensalmente, em seus sites os resultados de análise da qualidade da água canalizada. Esses dados devem ser apresentados por cidade, em cada um dos municípios em que a empresa atua.

 

Outro dado que deve passar a ser publicado no site da empresa é o de ocorrência de cianobactérias. Este vai ser exigido apenas para as que atuam na fase de captação e tratamento. A cada quatro meses, os parâmetros orgânicos e inorgânicos da água também devem ser disponibilizados. 

 

Há a previsão de multa de cerca de R$80 mil, na referência fiscal atual, para as empresas que deixarem de disponibilizar a informação. Os valores arrecadados com a aplicação de multas devem ficar com os municípios nos quais foi originada a notificação.

 

TERRITÓRIO - Dois projetos que fazem a revisão territorial de municípios também foram aprovados na sessão plenária. O presidente da Comissão de Estudos Territoriais da Alepi, Hélio Isaías (PT), é o autor das matérias que tratam dos limites de Lagoinha do Piauí e Itainópolis. Ao todo, cerca de 11 cidades sofrem alterações territoriais. Esses foram os dois primeiros projetos que fazem parte de uma série de matérias que vão definir o novo mapa administrativo do estado.

 

UTILIDADE - Os deputados aprovaram o reconhecimento de utilidade pública da Associação dos Trabalhadores de Porcos, Macacos e Região. O projeto para a entidade da cidade de São Julião é de autoria do presidente da Alepi, Franzé Silva (PT).

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles