Deputados aprovam criação de Semana de Conscientização sobre Alienação Parental

por Katya D'Angelles publicado 07/05/2024 13h25, última modificação 07/05/2024 13h41
Projeto foi uma iniciativa de Dr. Marcus Vinícius Kalume

Foi aprovada em plenário a criação da Semana Estadual de Conscientização e Prevenção da Alienação Parental. O projeto apresentado por Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) prevê que o tema deve ser tratado com os estudantes das escolas públicas piauienses.

 

A alienação parental acontece quando um dos genitores ou detentores da guarda de uma criança ou adolescente utiliza estratégias psicológicas para afastar emocionalmente o filho do outro genitor. Algumas ações envolvem a desqualificação, a criação de falsas memórias e de dificuldades no contato entre a criança e o genitor alienado.

 

“As consequências da alienação parental são amplamente prejudiciais e abrangem problemas emocionais e psicológicos, como: ansiedade, depressão e baixa autoestima, dificuldades nos relacionamentos, pois ela pode desenvolver desconfiança e dificuldade em confiar nos outros, desenvolve falsas memórias, problemas de comportamento e impacto nas relações familiares, agressividade e rebeldia, afetando não apenas o genitor alienado, mas, principalmente, a criança ou o adolescente”, argumenta Dr. Marcus Vinícius Kalume no projeto.

 

A Semana de Conscientização e Prevenção está prevista para acontecer anualmente na semana que tiver o dia 25 de abril. Ela vai ser realizada nas unidades escolares públicas com apoio da Secretaria de Educação. A ideia é que uma equipe multidisciplinar formada por profissionais como psicopedagogos, psicólogos e assistentes sociais ofereçam consultas coletivas e individuais para todo o corpo escolar.

 


Além do projeto aprovado, o deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume recebeu uma resposta positiva de um requerimento solicitando obras para Floriano. O IDEPI (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) informou que vai realizar a obra de calçamento da Avenida Senador Petrônio Portella no trecho que dá acesso ao campus da Universidade Federal do Piauí.


 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles