Deputados apresentam projetos focados na atenção à gravidez
Os deputados Severo Eulálio (MDB) e Rubens Vieira (PT) apresentaram, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (24), projetos que buscam dar mais atenção às mulheres grávidas do estado.
A preocupação de Rubens Vieira é com a gravidez na adolescência. Devido à grande quantidade de jovens piauienses que engravidam, o parlamentar apresentou matéria que cria a Semana de Conscientização sobre Gravidez na Adolescência.
Já o foco do deputado Severo Eulálio é em evitar a realização de partos prematuros. Por conta disso, projeto apresentado por ele visa que o mês de novembro seja dedicado a ações de enfrentamento a esse procedimento.
Além da matéria sobre gravidez na adolescência, Rubens Vieira apresentou mais dois projetos nesta terça-feira com a finalidade de criar leis sobre Políticas Públicas. Um deles cria a Política Estadual de Bioinsumos e o outro a Política sobre Turismo de Base Comunitária. A deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) apresentou matéria semelhante à última. Ela também foi lida nesta terça-feira.
Preocupado com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Transtorno do Processamento Sensorial (TPS), o presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), apresentou projeto focado em mobilidade. O parlamentar pretende que os sinais sonoros de escolas sejam substituídos por modelos que não gerem incômodos a essas pessoas.
SEGURANÇA - Os deputados Dogim Félix (Progressistas) e Henrique Pires (MDB) apresentaram requerimentos pedindo ações que melhorem a segurança de cidades do interior do Piauí. O primeiro requereu uma viatura para Jatobá do Piauí e o segunda a reforma do 4º Batalhão da Polícia Militar, localizado em Avelino Lopes.
TÍTULOS - Duas propostas de concessão de título de cidadania apresentadas pelo deputado Franzé Silva foram lidas na sessão. As propostas de homenagem são para Ana Luiza Masstalerz Pires Aragão e Francisco Weiker Torres Pinheiro.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles