Deputado Franzé Silva destaca o Piauí Conectado como a internet mais rápida do Brasil

por paulo — publicado 31/01/2022 12h07, última modificação 31/01/2022 12h07
Estudo realizado no ano passado pelas plataformas Melhor Plano e Minha Conexão, do grupo Méliuz, revelando que, entre as 27 unidades da Federação, o Piauí tem a internet mais veloz, com 88,4 Mbps, contra 55 Mbps da maioria dos estados.

Sede do Programa Piauí Conectado em Teresina

O deputado estadual Franzé Silva (PT) repercutiu nas suas redes sociais a publicação feita pelo economista Ricardo Amorim em que destaca o Piauí como a banda larga mais rápida do Brasil, com velocidade média de 88,4 Mbps – bem acima da média do país, que é de 55 Mbps.

A informação se refere a estudo realizado no ano passado pelas plataformas Melhor Plano e Minha Conexão, do grupo Méliuz, revelando que, entre as 27 unidades da Federação, o Piauí tem a internet mais veloz. Na visão de Franzé, o indicativo foi alcançado graças ao Programa Piauí Conectado.

“O Piauí tem a banda larga mais rápida do Brasil. Minha felicidade com esse dado vem em dobro, pelo fato de oferecermos a internet mais veloz no país e por ter participado, desde o início, da formatação da PPP do Piauí Conectado, esse grande programa que hoje traz esse indicativo importante”, destacou o parlamentar.

Franzé se refere ao fato de, quando secretário da Administração e Previdência do Piauí, ter colaborado com a idealização e criação do Piauí Conectado, programa que tem como principal objetivo a inclusão digital, oferecendo internet e equipamentos de acesso à rede mundial de computadores gratuitamente em todo o estado.

“O Piauí Conectado é uma importante com o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí, a Suparc, e da Agência de Tecnologia e Informação do Piauí, a ATI. Estamos modernizando o acesso à internet, com uma rede de fibra óptica de alta qualidade em todo o Estado”, explica.

O ESTUDO - O levantamento analisou mais de 15 milhões de testes de velocidade, entre janeiro e junho de 2021. Os testes feitos por celular ou tablet não foram considerados. Depois do Piauí, os estados com internet mais rápida são Amapá (70,88 Mbps) e Goiás (69,3 Mbps). Os últimos colocados foram Sergipe (29,6 Mbps) e Alagoas (34,76 Mbps).

Entre as capitais, Teresina lidera o ranking, com 103,5 Mbps. Aracaju aparece no outro extremo, com 39,4 Mbps. De acordo com o Piauí Conectado, em 2022, todos os 224 municípios piauienses contarão com internet de fibra óptica com alta velocidade e capacidade de transmissão de dados.

Ascom Deputado Franzé Silva - Edição: Katya D'Angelles