Deputado faz apelo contra a exploração sexual infantil

por Katya D'Angelles publicado 15/05/2024 14h35, última modificação 15/05/2024 14h35
O parlamentar apresentou projeto de lei para realização de campanha anual

O deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) discursou, nesta quarta-feira (15), com o objetivo de chamar atenção para o Projeto de Lei 85/24, que visa instituir a Campanha Maio Laranja. Apresentada recentemente por Kalume, a matéria prevê a realização anual de um conjunto de atividades de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.


“Infelizmente, essa é uma realidade. Para se ter noção, a residência da vítima, isso em números de Brasil, é o local de ocorrência em mais de 70% dos casos. Familiares e conhecidos são responsáveis por 68% das agressões contra crianças e adolescentes”, frisou.



O deputado pontuou que, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, no primeiro trimestre de 2024, foram registrados 189 estupros de vulneráveis no Piauí. “Que as pessoas denunciem. Não se calem. Muitas vezes, pelo fato do agressor estar dentro do domicílio, essa denúncia não é realizada”, lamentou.



Assistência social – 
Marcus Vinícius Kalume ainda parabenizou os assistentes sociais, pelo dia dedicado a esses profissionais, comemorado anualmente no dia 15 de maio. O deputado parabenizou, em especial, sua mãe, Fátima Kalume, que também é assistente social.



A deputada Simone Pereira (MDB) também homenageou a categoria, comemorando a aprovação do indicativo de projeto de lei que regulariza a jornada de 30 horas semanais do assistente social. “Nós sabemos que a política de assistência social passou por um processo de precarização muito grande. Estamos em um momento de reconstrução”, disse.

 

Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles