Deputado Dr. Hélio destaca o início projeto de castração de cães e gatos gratuita no Piauí

por Katya D'Angelles publicado 06/09/2023 16h33, última modificação 06/09/2023 16h33
Expectativa é que até o fim do ano 7 mil animais sejam atendidos

Dr. Hélio (MDB) destacou a valorização do programa de castração de cães e gatos, PiauíCastramóvel, que deve atender 7 mil animais no Piauí, até o fim deste ano. O pronunciamento do deputado foi feito na sessã desta quarta-feira (6). Segundo eleo o censo aponta que o Piauí tem o maior número de casas com gatos do país e a que a capital piauiense tem população de cerca de 149 mil gatos e cachorros.


O parlamentar lembrou que esse projeto de castração gratuita de cães e gatos, foi tema de sua campanha eleitoral em Parnaíba, onde já oferecia esses serviços, mas sendo financiado por ele, porém, que teve a preocupação de estender esses atendimentos em todo o Piauí. “ O governador Rafael Fonteles ficou muito sensibilizado na questão ambiental e deu prioridade juntamente com o secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira.


O projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel, foi lançado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), iniciou as atividades em Teresina terça- feira (5) e nesta quarta-feira (6). De acordo com Dr. Hélio, já foram cadastrados, nesse primeiro momento, em torno de 300 animais, para castração nesse primeiro momento e várias clínicas foram credenciadas em Teresina e no início de outubro será a vez de Parnaíba. “ Nós teremos uma programação para todo o estado, primeiramente nas grandes cidades. Sentimos a relevância desse projeto, porque é o único mecanismo eficaz para o controle populacional de animais de rua. E as Ogns não tem recursos para fazer castração de animais”, disse.

 

Amparo Oliveira - Edição: Katya D'Angelles 

 

registrado em: