Deputado Dr. Gil Carlos se solidariza com médico Jacinto Lay
O deputado Dr. Gil Carlos (PT) usou a tribuna na manhã de hoje(10) , durante a sessão , na Assembleia Legislativa para falar sobre o acidente sofrido pelo neurocirurgião Francisco Lay. Seu avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo (8) na BR-316, na zona sul de Teresina. Duas pessoas ficaram feridas.
Disse que além de um cidadão exemplar, é um médico reconhecido e respeitado pela sua formação e dedicação à medicina.” Aos longos dos 20 anos que atua como médico na capital, presta serviços a um número enorme de pacientes do nosso estado e do meio Norte. É um médico querido e respeitado no seu meio, entre os especialistas da área e os médicos em geral”, afirmou.
“Tive a oportunidade de conviver com o Jacinto, inclusive, trabalhamos juntos em várias oportunidades dando assistência ao mesmo paciente e sei portanto da competência e da sua formação da sociedade, da forma de conduzir enquanto profissional. Ele tinha entre muitas habilidades o hobby que era pela aviação. Como muito dedicado que era pela atividade médica cirúrgica, atravessando dia e noite inclusive
incansavelmente dedicado ao atendimento a seus pacientes, as cirurgias complexas a neurointervenção radiológica que é uma das referências do nosso estado e do Brasil”, ressaltou Gil Carlos
Disse ainda que seu momento de lazer, de relaxamento e descontração se dá através da aeronavegabilidade utilizando seus aviões, fazendo parte, inclusive, do clube de aero-modernismo. Ele além de ser respeitado como profissional, também é respeitado entre os que entendem de aviação. Entre os pilotos, era tido como piloto habilidoso.
O parlamentar ressaltou que mesmo ele sendo um ótimo piloto, teve problemas com a hélice do avião e precisou fazer um pouso forçado causando um grave acidente. Parabenizou a todos que de maneira heróica o ajudaram no momento do acidente, em especial ao Samu por terem agido de forma tão eficiente.
O deputado disse ainda que esteve com o Comandante Geral da polícia militar ,coronel Scheiwann Lopes para se certificar junto a ele da formação dos policiais sobre os primeiros socorros junto aos que sofrem violência intencional. “São eles, os policiais que fazem o policiamento ostensivo os primeiros a chegarem para fazer a abordagem dessas vítimas.Destacou que quando chegou lá estava tendo uma reunião para reformular o plano pedagógico para ampliar o quantitativo de horas que é destinado para os primeiros socorros. Gil Carlos também prestou solidariedade as pessoas e as familiar das pessoas que se feriram.
Redação: Liuce santos/ Edição: Katya D’Angelles