Deputado Dr. Gil Carlos participa de Assembleia Geral da Associação Brasileira de Municípios

por Iury Aragão publicado 30/03/2023 12h06, última modificação 30/03/2023 12h06
A reunião teve o objetivo de realizar a eleição para renovar a diretoria da ABM

Jessen Peixoto

O deputado estadual Dr. Gil Carlos (PT), nesta quarta-feira (29), esteve na 1ª Assembleia Geral Extraordinária de 2023 da Associação Brasileira de Municípios (ABM), no auditório da unidade sede da entidade, em Brasília.

Conforme a convocação publicada no Diário Oficial da União, a ocasião teve o objetivo de realizar a eleição para renovar a diretoria da ABM, que trabalhará durante o biênio 2023-2025, e apresentar os planos de trabalho da associação.

Em sua fala, Dr. Gil Carlos ressaltou a importância da mobilização dos municípios. “Quero parabenizar ao corpo dirigente da ABM por estar crescendo, expandindo sua influência no movimento municipalista e dando oportunidade aos prefeitos de se manifestarem”, afirmou o deputado, que agora é vice-presidente para assuntos da saúde na instituição.

O parlamentar também apontou a importância da atenção primária de saúde para os brasileiros. Segundo ele, cerca de 70% das despesas dessa área são pagas pelos municípios e há a oportunidade de requalificar para funcionar plenamente.

“Os serviços mais sobrecarregados dos municípios são os de saúde, que é a principal demanda fora dos grandes centros. Esta questão ficou ainda mais fragilizada pelo Sistema Público de Saúde, traduzido pelo Sistema Único de Saúde. Então esse é um grande enfrentamento que vamos ter que fazer nos próximos anos”, finalizou.

Cerca de 80 pessoas entre prefeitos, vereadores, representantes de organizações, secretários, vice-prefeitos e deputados participaram da reunião. Representantes do Governo Federal - ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o secretário especial de Assuntos Federativos da SRI, André Ceciliano – também estiveram presentes.

Malu Souza/Ascom Unale e Kamilo Carvalho/Ascom Parlamentar - Edição: Iury Parente