Deputada defende proibição do uso de amianto na construção civil
A deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) apresentou na sessão desta quarta-feira (5),um projeto de lei que proíbe o uso de produtos ou materiais artefatos que contenham quaisquer tipo de amianto ou asbesto. Ela entende que outros minerais em utilização em obras e até mesmo em brinquedos podem apresentar derivados do amianto em sua composição, causando com isso o contato de pessoas com o mineral.
“Dessa forma, pretende-se proteger a saúde de da população dos danos maléficos provocados pelas diversas composições do amianto, banindo de vez, do território piauiense”, justificou a parlamentar.
A deputada também é autora do Projeto de Lei de institui no Piauí a Semana Estadual de Prevenção, Controle e Orientação a Osteoporose. A proposta é que a data seja incluída no calendário oficial do Estado e comemorada anualmente na última semana do mês de outubro.
Outro projeto de lei apresentado pela deputada foi a criação, na rede de ensino de uma campanha de conscientização para o uso responsável das tecnologias digitais.
O exame minucioso do impacto das tecnologias nas atividades cotidianas , visando despertar a responsabilidade digital , pelos estudante, entre outros é defendido pela deputada.
Ainda na sessão de hoje, a deputada cobrou da Comissão de Educação , Cultura e Saúde (CECS) a data pra a realização da audiência pública sobre a Concessão da Administração dos hospitais regionais ao setor privado antes do recesso parlamentar.
HOMENAGENS - Gracinha Mão Santa apresentou também requerimento solicitando que seja realizada uma sessão solene para homenagear o dia do maçom, comemorado no dia 20 de agosto. A data da solenidade ainda será definida. Ela solicitou o registro de voto de louvor ao maçom Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante , por ter sido eleito em 11 de março ao cargo de Grão Mestre Estadual. O deputado Wilson Brandão (Progressistas), também será homenageado com a entrega da Medalha “Petrônio Portela”.
Amparo Orsano –Edição: Katya D’Angelles