Delegado Francisco Carlos será homenageado pela Alepi

por Katya D'Angelles publicado 10/07/2024 12h45, última modificação 10/07/2024 12h45
Homenagem exalta a atuação do delegado no combate ao tráfico

A Assembleia Legislativa do Piauí realiza amanhã(11), às 9h, no Salão Nobre Deputado Waldemar Macêdo, sessão solene de entrega de Título de Cidadania Piauiense ao delegado Francisco Carlos Eduardo Aquino Araújo pelos relevantes serviços prestados à sociedade piauiense. Natural de Fortaleza, Ceará, graduou-se em Direito pela Universidade de Fortaleza -UNIFOR e delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí desde o ano de 2011. A proposição é da deputada Bárbara do Firmino (Progressistas).

A parlamentar justificou sua homenagem dizendo que ele é piauiense de coração, radicado no Estado desde quando assumiu as funções de Delegado de Polícia e o trabalho que ele promove eleva o nome do Piauí e reconhece sua atuação profissional na luta incessante de defesa da segurança, da vida e do patrimônio dos piauienses. Francisco Carlos Eduardo teve atuação destacada em Delegacias de Polícia de Norte a Sul do Estado do Piauí. Foi Delegado titular da Delegacia Regional de Canto do Buriti de 2011 a 2014, na Delegacia Regional de Picos, cumulou as atribuições de Delegado Regional e titular da Delegacia de Repressão ao Tráfico de Drogas de 2014 a 2015, assumiu a Delegacia de Buriti dos Lopes no ano de 2015, de 2016 a 2019 foi o primeiro delegado Titular da Delegacia Especializada de Combate ao Homicídio, Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba - DHTL, onde atuou na prisão de dezenas de traficantes na região.

Segundo a deputada o destaque no combate ao tráfico de drogas, o delegado Eduardo Aquino conseguiu, junto à DHTL, excelentes Índices de resolução de homicídios, delimitando autoria e materialidade de crimes de grande repercussão ocorridos no litoral piauiense. Nesse mesmo ano de 2018 foi escolhido pelo Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social como um dos melhores delegados do Brasil.

Liuce santos/ Edição: Katya D’Angelles