Delegado Eduardo Aquino recebe Título de Cidadão Piauiense

por Katya D'Angelles publicado 11/07/2024 11h15, última modificação 11/07/2024 11h19
A homenagem foi proposta pela deputada Bárbara do Firmino

“Exemplo de determinação, coragem e compromisso”. Com essas palavras, a deputada Bárbara do Firmino (Progressistas) definiu o mais novo cidadão piauiense, delegado da Polícia Civil Eduardo Aquino, que recebeu o Título de Cidadão Honorário concedido pela Assembleia Legislativa do Piauí, nesta quinta-feira (11), em solenidade realizada no Plenário Waldemar Macêdo, na presença de autoridades, familiares e amigos do homenageado.

“Desde o início da sua carreira, Eduardo Aquino se destacou por seu profundo conhecimento jurídico e por sua habilidade ímpar em conduzir investigações complexas, sempre com olhar atento e uma mente perspicaz. Ele não apenas respondeu aos desafios diários da sua profissão, mas se destacou por sua liderança e capacidade de inspirar e motivar sua equipe”, enfatizou Bárbara do Firmino, autora do projeto de decreto legislativo que motivou a honraria.

“Estar aqui hoje e poder dizer que sou cidadão piauiense é uma honra inestimável para mim. Eu, que cheguei nesse estado há quase 14 anos, combatendo a criminalidade de frente. Passei muito tempo no interior, trabalhei no extremo Sul, no Norte do estado. Participei de grandes operações. Conheço mais o Piauí do que muitos piauienses natos. É difícil uma cidade que eu nunca tenha andado, de tantas operações e diligências”, disse Eduardo Aquino.

O homenageado relatou ainda as dificuldades do início da carreira. “Fizemos a interiorização da polícia civil, no início de 2010. Não tínhamos estrutura. As delegacias também eram poucas. A gente acumulava muitas cidades. Eu mesmo cheguei numa unidade em que acumulei dez cidades. Era um período difícil, mas a policia civil é feita de homens e mulheres honrados, que entram na instituição e dão o seu melhor, dão o sangue literalmente”, disse.

Eduardo Aquino falou sobre o atual combate à criminalidade, em especial às facções criminosas. “No Piauí, a gente vem mostrando que aqui elas não se criam. Aqui não tem espaço pra facção criminosa. Na maioria dos estados do Nordeste a violência cresceu. A gente tem esse problema na nossa capital, mas a gente vem reduzindo mês a mês”, ressaltou o delegado, enaltecendo a integração entre as diversas forças policiais.

A mesa de honra contou com a presença do comandante da Polícia Militar, coronel Scheiwann Lopes; do superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública, Matheus Zanatta; do presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia (Sindepol), Higgor Martins; do coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), Charles Pessoa; e da esposa do homenageado, a advogada Carla Berenice.

O evento também foi prestigiado pelo secretário estadual de Infraestrutura, deputado estadual licenciado Flávio Nogueira Júnior; e pelos delegados Luciano Alcântara, Tales de Moura Gomes, Jacks Galvão, Francílio Queiroz e Júlio Castro.

Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles

IMAGENS