Debate sobre segurança hídrica reunirá ministro, bancadas estadual e federal nesta segunda-feira, 8

por Katya D'Angelles publicado 05/07/2024 12h05, última modificação 07/07/2024 10h23
O foco será o projeto de interligação das bacias Rio São Francisco, Canindé e Piauí

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza na próxima segunda-feira (8), a partir das 9h, o evento ‘Mais Piauí - água no sertão’. Nesta semana, os deputados estaduais reforçaram o convite para o debate destacando a necessidade de solucionar o problema de acesso à água no semiárido piauiense.  Entre os participantes confirmados no debate estão o ministro do desenvolvimento social, Wellington Dias, o governador do Estado, Rafael Fonteles, do Ministério do Planejamento; Geraldo Francisco da Silva Júnior, do Ministério da Integração, Bruno Cravos Alves além de prefeitos e membros da bancada federal do Piauí.

O tema foi levantando pelo deputado Bessah (Progressistas) e abraçado pelos demais parlamentares como projeto de discussão dos temas relevantes para o Piauí. Segundo o presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT), a ideia é fazer com a Alepi traga a tona e seja palco destes debates chamando atenção da sociedade, da bancada federal e do Governo Federal.

“Somos sabedores da recorrência que é a falta de abastecimento de água em diversos municípios, em diversos povoados e que muitos deles acabam tendo que recorrer a carros-pipas. Então, essa discussão que nós queremos fazer na segunda-feira vai trazer alternativas para combater esse grande problema que atinge, principalmente, os piauienses que moram na região do semiárido”, afirmou Bessah

O parlamentar tem defendido que uma das soluções pode ser a transposição do Rio São Francisco para as nascentes dos rios Canindé e Piauí. Essa obra pode beneficiar municípios como São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Patos do Piauí, Simões, Jaicós, Monsenhor Hipólito, Santo Antônio de Lisboa e Bocaina. Desde 2013, há a tentativa de ser realizado estudo de viabilidade para a execução da obra.

9h - ABERTURA

Deputado  Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí

9h30 - MESA TEMÁTICA 1

- A história do Canal do Sertão Piauiense.

Palestrantes: ex-deputados federais B. Sá e Jesus Rodrigues

10h15 - MESA TEMÁTICA 2

- Os aspectos políticos, ambientais e econômicos do problema da falta de água no sertão do Piauí.

Palestrantes: APPM (prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, e prefeito de Jacobina, GD Oliveira) e representante do FSA (Paulo dos Anjos, coordenador do Programa uma Terra, duas Águas - P1+2).

11h - CONFERÊNCIA MAGNA

- Os projetos para ampliar a oferta hídrica no Sertão do Piauí: a infraestrutura e os impactos sociais.

- Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil; Geraldo Francisco da Silva Júnior, subsecretário de articulação com estados e municípios do Ministério do Planejamento; e Bruno Cravos Alves, diretor do Departamento de Projetos Estratégicos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

12h30 - ENCERRAMENTO

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles