Coronel Paulo Borges recebe título de cidadania piauiense na Alepi
A Assembleia Legislativa do Piauí entregou na manhã desta quinta-feira (11) o título de cidadania piauiense ao Cel. Paulo Ricardo Borges de Aguiar, que é natural do Rio de Janeiro. A honraria foi proposta pelo deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB). No Piauí, Ricardo Borges comandou o 25º Batalhão de Caçadores, a homenagem foi concedida por conta dos relevantes serviços prestados ao Piauí, como diversas ações que também incluíram a área social.
Ao iniciar o seu discurso, o deputado lembrou do trabalho realizado pelo Coronel Paulo Borges no Piauí. “Me sinto honrado em estar entregando esse título de cidadão piauiense. Estamos aqui para reconhecer o admirável trabalho do coronel Paulo Borges dedicou ao Piauí”, afirmou o deputado.
Felipe Sampaio lembrou da importância que o trabalho do Coronel Paulo Borges durante a pandemia Covid-19, ajudando os profissionais da saúde. Outra homenagem lembrada pelo deputado foi relacionada a condução do atendimento as populações vítimas da seca no Piauí. “Portando me sinto honrado em poder conceder este título a esse mais novo cidadão coronel Paulo Borges Aguiar.
Também fez uso da palavra para prestar homenagens e parabenizar o homenageado o Coronel Nixon Frota, lembrando que “esse é um dia muito importante para o Exército”. Segundo ele foi exatamente num período difícil, no ano de 2020, durante a pandemia, ocorreu o comando do Coronel Borges junto ao 25º Batalhão. “Na verdade ele já era cidadão piauiense do Piauí”, afirmou Nixon. Em sua fala o coronel também lembrou do trabalho que o Exército desenvolve não só na ação dos carros-pipa, nas campanhas de vacinação entre outras ações “onde a mão amiga do Exército está”, disse Coronel Nixon,
Coronel Paulo Borges agradeceu a homenagem “que me deixa muito emocionado e por isso eu preparei um texto para não esquecer nenhum nome. Hoje é um dia memorável na minha vida e é impossível mensurar tanta felicidade. O Piauí entrou na minha vida para nunca mais sair”, afirmou. Segundo o Coronel Paulo Borges sempre teve vontade de servir em um quartel localizado no Nordeste do Brasil, depois de servir em quase todo o Brasil. “Iniciamos um estudo sobre todas as cidades onde existia um quartel no Nordeste, para saber, e o que preponderou foi o perfil do povo piauiense. Todos disseram; Borges, vá para a terra do sol do equador e assim foi feito priorizei o 25º Batalhão de Caçadores e quando a lista saiu pude ver meu nome escolhido e foi uma alegria imensa. Hoje posso afirmar que o que temos de melhor no Piauí é o povo piauiense e falo isso de coração”, afirmou. “A vocês todos a minha mais fiel e vibrante continência”, finalizou o homenageado.
Compuseram a mesa de honra da solenidade; o tenente coronel Sérgio Roberto, Coronel Arimateia Rego de Araújo, Coronel Francisco Wagner Neres Freitas, representando a OAB Piauí, Rômulo Martins, Tenente Coronel Flávio Pessoa, Delegado Cadena Júnior, representando a Prefeitura de Teresina, Edvaldo Marques, Coronel Nixon Frota, Ana Kaline da Silva, primeira mulher membro da liga de Defesa Nacional e Coronel Rubens Pereira, ex-secretário de Segurança do Piauí.
Katya D'Angelles - Edição: Iury Aragão