Construção da cidadania e participação jovem são metas do Parlamento do Futuro

por Katya D'Angelles publicado 13/11/2023 13h35, última modificação 13/11/2023 13h39
Jovens do ensino médio participam das últimas atividades preparatórias da eleição que ocorre dia 21

Foi realizada hoje (13) mais uma etapa do programa Parlamento do Futuro, que vai eleger 30 jovens, entre 16 e 19 anos, para uma imersão no Legislativo do Piauí. Técnicos da Justiça Eleitoral, uma das parceiras do projeto,  estiveram na 20ª Gerência Regional de Educação Governador Dirceu Mendes Arcoverde, na zona leste de Teresina, ministrando palestra para os alunos que irão as urnas no próximo dia 21 votar em seus escolhidos. A outra parceria da Assembleia, no programa que é executado pela Escola do Legislativo, é a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc). Durante todas as palestras realizadas os alunos do ensino médio tiveram a oportunidade de conhece melhor o nosso sistema eleitoral, saber sobre o  processo de eleições democráticas e seus impactos na sociedade.

O Projeto Parlamento do Futuro tem o objetivo de promover a formação política e cidadã de 6.500 estudantes de 1ª e 2ª séries do ensino médio da rede pública. 

O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), participou do evento desta manhã. Antes da palestra abriu um diálgo com os estudantes, onde ressaltou a importância do projeto que tem também a Secretaria de Educação como parceira. "Os alunos e alunas terão toda assessoria técnica e parlamentar para que transformem suas ideias em leis. Nós, deputados, vamos recepcionar os projetos dos estudantes e parlamentares do futuro, fazendo com a juventude participe, efetivamente, na construção da cidadania, da democracia e da política, através da Assembleia Legislativa do Piauí", pontua Franzé Silva.


Estão concorrendo ao pleito 81 alunos representando os 12 territórios do Piauí. Assim como numa eleição efetiva, eles se filiaram a partidos, farão campanha e terão seus nomes e fotos depositados nas urnas que serão distribuídas nas gerências regionais de Educação para a votação que será no dia 21.


“O Parlamento do Futuro existe para aproximar o máximo possível a Assembleia da sociedade, a fim de fortalecer a relação cidadã, em especial, com os jovens estudantes do Piauí. É uma ação importante para que esses jovens compreendam o papel da política e como ela atua, de fato, no cotidiano de toda a sociedade. Eu que iniciei a vida política no centro acadêmico, na União dos Estudantes até chegar ao primeiro mandato de prefeito e hoje deputado estadual pelo terceiro mandato, aprendi na prática como a política permite avanços”, afirma o presidente da Escola do Legislativo, deputado Francisco Limma. O deputado também frisa que o Parlamento do Futuro amplia conhecimento sobre atos de cidadania.

Em seguida, técnicos do Tribunal Regional Eleitoral, nas palestras desta segunda-feira (13) abordaram temas, como processo eleitoral e segurança das urnas eletrônicas. O ciclo de palestras será concluído amanhã, 14, na 19ª GRE, no bairro Morada Nova.

Segundo o diretor da Escola do Legislativo do Piauí, José Osmar Alves, há 81 candidatos inscritos das 21 GREs. Destes, 30 serão escolhidos através de eleição como parlamentares do futuro, no próximo dia 21. “Após o resultado, esses jovens vão ser diplomados deputados e deputadas estaduais pelo TRE-PI e empossados na Assembleia Legislativa onde vão ter a oportunidade de vivenciar a jornada parlamentar durante três dias”, disse José Osmar Alves.

 

 

Ascom Alepi - Edição: Katya D'Angelles