Concursados de 2019 recebem portaria de estabilidade

por Katya D'Angelles publicado 19/06/2024 13h40, última modificação 19/06/2024 13h50
Ao final do estágio probatório, além da estabilidade a primeira promoção

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, na manhã desta quarta-feira (19), sessão que marcou a aprovação no estágio probatório e a estabilidade dos servidores aprovados no concurso de 2019 da Casa legislativa. O evento foi conduzido pelo presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), e contou com a presença de representantes da comissão de avaliação.

O parlamentar explicou que a partir de agora os servidores “deixam de estar no estágio probatório e passam a ser efetivos deste Poder”. Ele destacou que é fundamental fortalecer o corpo de funcionários, pois não adianta estarmos entre as Assembleias mais modernas do Brasil e “não termos um quadro funcional que dê continuidade. Deputados e comissionados vem e saem, mas quem fica são os funcionários de carreira”.

A representante dos concursados, jornalista Cristal Sá, agradeceu pela criação do Plano de Cargos e Salários, dizendo que, antes dele, a Alepi “era, para alguns de nós, apenas uma temporada para outros concursos com melhores oportunidades”. Foi defendido também que é importante existir na Casa um plano de incentivo à qualificação.

Franzé Silva relembrou que em sua gestão foi aprovado um novo Plano de Cargos e Salários, em agosto de 2023. “Ao assumir a Assembleia, me deparei com uma situação diferente do que vivenciei enquanto secretário de Fazenda e Administração. Aqui era um quadro em maioria de comissionados com quadro pequeno de efetivos. E além de ser pequeno, não tinha um Plano de Cargos que desse uma perspectiva de crescimento profissional e funcional”, contou.

Essa visão de gestão, de melhorias aos servidores efetivos e a qualificação deles, é um marco que Franzé Silva quer deixar na Alepi. “A permanência [dos funcionários] nesse Poder aponta cada vez mais para melhores salários e melhores condições de trabalho. A questão da qualificação eu acato. A gente precisa receber e implementar um plano com a Escola do Legislativo que possa cada vez mais dar esse cenário e espaço de qualificação”, afirmou.

Lembrando-se do percurso dos concursados, desde o período de estudo até a aprovação no estágio probatório, Cristal Sá agradeceu à Assembleia e ressaltou que “estamos prontos pra ajudar a construir um Legislativo cada vez mais atuante, cada mais alinhado com os anseios da sociedade”.

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles

IMAGENS DO DIA