Comissões da Alepi aprovam mudança na carreira dos servidores estaduais

por paulo — publicado 20/12/2022 13h52, última modificação 20/12/2022 13h52
A Classe 4 será inserida no PCCS do Estado para contemplar servidores 30 anos de tempo efetivo no cargo ou feito cursos de formação ao longo da carreira.
Comissões da Alepi aprovam mudança na carreira dos servidores estaduais

Reunião conjunta das comissões técnicas da Alepi

Na reunião das comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (20), os deputados aprovaram o Indicativo de Projeto de Lei 18/22 que cria uma nova classe no Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores do Estado. A matéria, iniciativa do deputado Nerinho (PT), caso seja acatada pelo Governo do Estado, pode beneficiar ativos, inativos e pensionistas.


A Classe 4 é inserida no plano para contemplar servidores que tenham a partir de 30 anos de tempo efetivo no cargo. Para chegar a esse nível, além do tempo de serviço, o trabalhador precisa ter realizado alguma formação além da exigida quando ingressaram na função. No Indicativo, inativos e pensionistas também podem requerer a ascensão.


O IPL 18/22 passou pela CCJ com relatório favorável do deputado Severo Eulálio (MDB) e votos favoráveis de Marden Menezes (Progressistas), Franzé Silva (PT), Francisco Limma (PT), Fábio Novo (PT), B. Sá (Progressistas) e Evaldo Gomes (Solidariedade).


SAÚDE - Lei que obriga a instalação de ambiente adequado para trabalho e repouso para os profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional foi aprovada na CCJ, na Comissão de Administração Pública e Política Social. O PLO 160/22 é de autoria do deputado Fábio Novo.


Outra lei aprovada foi o PLO 175/22. A iniciativa do deputado Franzé Silva altera lei sobre sessões de cinema específicas para portadores do transtorno do autismo. Ela garante acesso dos acompanhantes às salas e passou pela CCJ e pela Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CECS).


EXECUTIVO - A Associação Teresinense de Tênis de Mesa poderá ter acesso a recursos de subvenções sociais do Governo do Estado. O PLO 159/22, de autoria de Severo Eulálio, foi aprovado na CCJ, na CECS e em Plenário. Ela segue para o Executivo sancionar a matéria.


O Centro de Formação Sócio Agrícola Cultural recebeu cessão de uso de um imóvel do Governo do Estado localizado na zona Sul de Teresina. O Projeto de Lei Ordinária do Governo 56/22 foi aprovado na CCJ e na Comissão de Infraestrutura e Política Social e em Plenário.


VISTAS - O deputado Francisco Limma pediu vistas do PLO 246/19 na CCJ, de autoria de Henrique Pires (MDB). A matéria trata de cortes de energia e água em caso de inadimplência. O argumento do parlamentar petista foi de que o assunto é de incumbência apenas da União.

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles